Centro de Memória e Cultura recebe visita de alunos da FACAM
O Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho do Maranhão (CEMOC) recebeu mais uma visita referente às atividades do Projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas. Alunos do Curso de Direito da Faculdade do Maranhão (FACAM) visitaram as instalações do Foro Astolfo Serra no dia 20 de setembro.
Como parte da programação, o juiz titular da 3ª Vara do Trabalho de São Luís e diretor do Foro Astolfo Serra, Paulo Sérgio Mont’Alverne Frota ministrou a palestra “Direitos e Deveres Trabalhistas”. Em seguida, os alunos foram divididos nas salas de audiências das varas trabalhistas de São Luís, acompanhados pelo servidor Cecílio Lobo Mendes, do CEMOC.
As alunas Gilcélia de Almeida Gama e Ana Lurdes Neves Dias, do 10º período de Direito, comentaram que a visita ao Tribunal foi muito proveitosa, pois houve grande interação dos alunos com o juiz Paulo Mont'Alverne, e elogiaram a disponibilidade do magistrado. Outros aspectos que chamaram atenção foram a organização dos setores do Foro e a acessibilidade da Justiça do Trabalho à comunidade. Os alunos ficaram muito satisfeitos em presenciar como opera a Justiça do Trabalho. “Ficamos muito contentes em perceber a simplicidade e o carisma do juiz Paulo Mont’Alverne”, destacou Gilcélia Gama.
O projeto Justiça de Portas Abertas consiste na realização de visitas orientadas (universitários), visitas técnicas (profissionais do Direito) e visitas agendadas (comunidade) às instalações do Foro Astolfo Serra. Também prevê a participação de magistrados da Justiça do Trabalho em eventos temáticos. O projeto tem como patrocinador o juiz Paulo Mont'Alverne e está sob a coordenação da servidora Edvânia Kátia, chefe do CEMOC.
Este ano o Centro de Memória e Cultura coordenou sete visitas. Já participaram do projeto alunos do Curso Profissionalizante Cia Petro e alunos da UNDB. As próximas visitas já estão agendadas para os meses de outubro e novembro, quando serão recebidos alunos da FACAM e da UNDB.
O projeto está sendo alinhado ao projeto TRT na Escola, desenvolvido pela Escola Judicial do TRT do Maranhão, e ainda este semestre alunos da Escola Paulo Freire (Turu) visitarão a Justiça do Trabalho. O projeto é uma das nove práticas concorrentes pelo Maranhão ao Prêmio Innovare, edição 2013.
Com informações do CEMOC.