CGEEP do TRT-MA conclui calendário de Oficinas de Revisão do Planejamento Estratégico em varas trabalhistas

terça-feira, 5 de Agosto de 2014 - 16:10
Redator (a)
Suely Cavalcante
Servidores da VT de Pinheiro e Ciro Cardoso (último à direita)
Juíza Liliana Bouéres e servidores da VT de Chapadinha; e Ciro Cardoso

Com as atividades nas Varas do Trabalho de Pinheiro e Chapadinha, nos dias 29 e 31 de julho, respectivamente, a Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa (CGEEP) do TRT-MA concluiu o calendário de Oficinas de Revisão do Planejamento Estratégico previstas para as varas trabalhistas. De acordo com Ciro Ibiapina Cardoso, coordenador da CGEEP, o próximo passo será a realização de atividades no prédio-sede do Tribunal, na segunda instância. Ele explicou que as oficinas estão sendo realizadas com o propósito de coletar informações e sugestões para construção do novo mapa estratégico 2015-2020 do TRT-MA.

O desenvolvimento das oficinas envolve a explanação do conteúdo programático, com apresentação de conceitos relacionados ao planejamento estratégico; aplicação de questionário simplificado de clima organizacional aos participantes, como forma de estimular as discussões; construção da matriz SWOT, que identifica forças, fraquezas, oportunidades e ameaças; análise de mapas estratégicos de outras instituições, bem como dos macrodesafios do Poder Judiciário para o período 2015-2020, como forma de auxiliar na sugestão da nova identidade institucional. Além disso, os participantes apresentam, a título de sugestão, a missão e visão de futuro e elegem atributos de valor para o novo mapa estratégico do TRT-MA; debatem as perspectivas, temas e objetivos estratégicos; e, no encerramento das oficinas, fazem a transcrição desses conceitos.

Vara do Trabalho de Pinheiro – A oficina foi ministrada por Ciro Ibiapina Cardoso e Aline Cristina Sales Lobato. Além do titular da VT, juiz Érico Renato Serra Cordeiro, também participaram da oficina os servidores Acácia Maria Oliveira da Silva Reis, Adriane Rossi Lacerda, Fábio Henrique Moreira dos Santos, Fernando Boucinhas de Castro Lima, Gilberto Palácio de Andrade (diretor de secretaria), Marcelo Nazareth Boura e Tarcísio Gonçalves.

Ao final, os participantes definiram como Missão “Promover a pacificação social mediante a solução de conflitos trabalhistas de forma célere”; Visão: “Consolidar-se como tribunal que propicia o acesso à justiça de forma efetiva”; e como Valores: Acessibilidade, Comprometimento, Ética, Inovação, Impessoalidade, Transparência, Unidade e Valorização das Pessoas. Os temas e objetivos propostos foram Tecnologia da Informação (realizar manutenção periódica dos equipamentos de TI); Acesso à Justiça (criar novos pontos de atendimento; ampliar as possibilidades de utilização do Sistema Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho-PJe-JT e facilitar a utilização do PJe-JT) e Gestão de Pessoas (realizar treinamentos de atualização no PJe-JT).

Vara do Trabalho de Chapadinha
– a juíza Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, titular da Vara do Trabalho de Chapadinha, e os servidores Altaídes Maria Almeida Borralho, Aurema Machado da Ponte, Camila Paiva Fontenelle, Cláudia Virgínia de Carvalho Costa Araújo, Esmar Taqueti Machado Filho e Vinícius Araújo Cedraz participaram da oficina, que foi ministrada por Ciro Ibiapina Cardoso.

Na conclusão dos trabalhos, foi sugerida como Missão “Pacificar os conflitos sociais no âmbito trabalhista”; e Visão: “Tornar-se modelo na excelência da prestação jurisdicional” e “Ser reconhecido como tribunal de excelência”. Os valores propostos foram Acessibilidade, Credibilidade, Desburocratização, Ética, Gestão participativa, Humanização, Imparcialidade, Inovação, Integração com a comunidade, Proatividade, Responsabilidade socioambiental e Valorização das pessoas.

Os temas e objetivos estratégicos propostos pela magistrada e servidores foram Acesso à Justiça e Efetividade (promover a efetividade e excelência no cumprimento das decisões e ampliar o acesso à Justiça do Trabalho); Responsabilidade Social e Ambiental (promover a cidadania e a integração com a comunidade); Infraestrutura e Tecnologia (aumentar a velocidade de internet) e Gestão de Pessoas (disponibilizar atendimento de saúde para o interior).
       
Oficinas - iniciadas em 26 de maio deste ano, as oficinas de revisão do Planejamento Estratégico foram realizadas em todas as varas do trabalho da capital e interior do Maranhão.

15 visualizações