Chefe do Setor de Gestão Socioambiental do TRT-MA visita Núcleo Socioambiental do TJ-MA 

quinta-feira, 3 de Novembro de 2022 - 9:48
Redator (a)
Ana Karolina Brito
Revisor (a)
Suely Cavalcante
Daniel e as servidoras que atuam no Núcleo Socioambiental do TJ-MA

O servidor Daniel Leite Guimarães, chefe do Setor de Gestão Socioambiental do Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região (MA), visitou o Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). A visita ocorreu em 25/10. Estiveram presentes, a coordenadora da unidade, Hayla Castelo Branco e outras servidoras que atuam no Núcleo. O objetivo da visita foi estabelecer um intercâmbio entre instituições em assuntos relacionados aos indicadores do Plano de Logística Sustentável (PLS). 
Durante o encontro, cada unidade pôde compartilhar experiências relativas à gestão socioambiental nos Tribunais e discutir os índices de desenvolvimento sustentável, sobretudo o consumo de energia, papel e copos descartáveis. O TRT-MA mencionou o sistema de ranqueamento ambiental nas unidades judiciais da Justiça do Trabalho do Maranhão, estabelecido por meio do PLS. Através do Plano, o TRT articula ações de planejamento e gestão institucional para estimular a adoção de novos padrões e comportamentos que resultem no aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público e uso sustentável de recursos. 
Além do PLS, Daniel Leite também citou o estabelecimento de um limite anual de consumo de papel A4 e de copos descartáveis no âmbito do TRT-16 durante o ano de 2022, em decisão determinada por meio da Portaria do Gabinete da Presidência n° 402/2022
Segundo o servidor, essa troca de informações entre as unidades socioambientais dos dois Tribunais é de suma importância para o aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido em prol do meio ambiente, visto que possibilita o conhecimento e aproveitamento de projetos desenvolvidos com sucesso. 

157 visualizações