Codó recebe projeto Caravana da Liberdade na próxima semana

quarta-feira, 14 de Novembro de 2012 - 14:24
Redator (a)
Edvânia Kátia


O município de Codó, distante 306 quilômetros de São Luís, vai receber na próxima semana o Projeto Caravana da Liberdade, uma iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão e Ministério Público do Trabalho em parceria com a secretaria de Direitos Humanos e Cidadania do Estado do Maranhão, secretaria do Trabalho e Economia Solidária e secretaria extraordinária Igualdade Racial. Participam ainda do projeto o Tribunal de Justiça do Maranhão, INCRA, PROCON, Defensoria Pública, Ministério Público Federal, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, SINE, Senac, SENAI, Banco do Brasil, Polícia Rodoviária Federal, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e as organizações não-governamentais ONG PLAN e Repórter Brasil.


Durante dois dias, representantes de órgãos públicos e de organizações não-governamentais estarão juntos promovendo ações de prevenção e repressão aos trabalhos escravo e infantil. A comunidade também terá acesso a serviços e informações sobre seus direitos. Poderá receber Carteira de Trabalho (CTPS), CPF, carteira de identidade e registro de nascimento e fazer reclamações trabalhistas e denúncias de trabalho escravo ao Ministério Público do Trabalho.


A programação prevê ainda a realização de palestras e mesas redondas sobre trabalho escravo e infantil e outros temas; oficinas e cursos de capacitação. Estão previstas ainda reunião com sindicatos de trabalhadores rurais, gestores municipais; além de distribuição de material educativo sobre trabalho escravo e infantil, entre outras atividades.


As oficinas e cursos serão realizados no Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma); as mesas redondas e as palestras, no Salão do Júri (Fórum da Justiça Estadual) e escolas públicas. Haverá atividades, também, na Praça São Sebastião, onde será disponibilizado telão para apresentação de vídeos e filmes.

3 visualizações