Com recorde de público, Semana de Extensão dos Servidores fortalece capacitação no TRT-16

segunda-feira, 14 de Abril de 2025 - 15:07
Desa. Solange Castro - diretora da EJUD cumprimenta os participantes da semana da extensão dos servidores
Presidente do TRT-16, Desa. Márcia Andrea Farias ao lado da juíza do TJMA, Lavinia Helena Macedo Coelho.

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Ejud16) promoveu, durante os dias 7 a 11 de abril, a Semana de Extensão dos Servidores 2025, um evento que reuniu, pela primeira vez, servidores e servidoras das 23 Varas do Trabalho do TRT-16, em São Luís. Com uma programação intensa, o evento proporcionou qualificação e uma importante troca de experiências, contribuindo para o aperfeiçoamento da Justiça do Trabalho no Maranhão.
A semana teve início na segunda-feira (7/4) com quatro atividades: uma aula sobre cálculos trabalhistas, ministrada pelo servidor Glennyo Clay Santos Batalha, diretor de Secretaria da 6ª Vara do Trabalho de São Luís; uma palestra sobre acessibilidade, com a servidora Gisélia Castro Silva, lotada no Setor de Acessibilidade e Inclusão; uma abordagem sobre sustentabilidade, com a servidora Claudene do Socorro Campos, lotada no Setor de Gestão Socioambiental; e um curso sobre o uso do sistema Processo Judicial eletrônico (PJe), ministrado pelo servidor Gutemberg Pereira Vidal, chefe do Setor de Apoio ao PJe.
Na terça-feira (8/4), o juiz Ferdinando Serejo, membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), conduziu um curso integral sobre ferramentas para otimização da produtividade, com foco em práticas que podem tornar a rotina de trabalho mais eficaz e organizada. A quarta-feira (9/4) foi dedicada ao tema da linguagem simples no serviço público, com condução do servidor Nivaldo Dóro Júnior, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), reforçando a importância da comunicação clara com o cidadão.
Nos dias 10 e 11 de abril, a busca patrimonial foi o tema central da capacitação ministrada pela servidora Roberta Colares, do TRT da 12ª Região (Santa Catarina). Ao avaliar sua participação, ela destacou o acolhimento e o engajamento dos servidores locais.
“Foi um prazer vir aqui compartilhar esse conhecimento com os servidores e servidoras do TRT do Maranhão. Foi uma troca de conhecimento enriquecedora. Então, foi muito bom estar aqui. Foi importante cada momento dessa quebra de barreiras”, disse a palestrante.
Em paralelo à capacitação técnica, também foram realizadas as Oficinas de Protocolos da Justiça do Trabalho, conduzidas pela coordenadora pedagógica da Escola Judicial do TRT-16, juíza Carolina Burlamaqui Carvalho, substituta da 6ª Vara do Trabalho de São Luís, e pela juíza Liliana Bouéres, titular da Vara do Trabalho de Barreirinhas. Liliana Bouéres falou da importância de momentos como este para os servidores do interior do Estado. “Essa semana é muito importante para a formação dos servidores, principalmente, para eles que residem e moram em cidades do interior do Maranhão. É o momento de virem para se capacitar e aprender as novas diretrizes da Justiça do Trabalho”, destacou a magistrada.
No último dia do evento, a presidente do TRT-16, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, fez questão de prestigiar a programação e participou da palestra sobre a Política de Incentivo à Participação Institucional Feminina do CNJ, ministrada pela juíza Lavinia Helena Macedo Coelho, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). A sexta-feira também contou com uma programação especial alusiva à campanha Abril Verde, realizada no Auditório Juiz Ari Rocha (no prédio-sede do Tribunal), encerrando as atividades com as palestras: "A Atuação do MPT no Combate à Subnotificação de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho", com a promotora de Justiça Anya Gadelha Diógenes; “A Universalidade do Direito a um Ambiente de Trabalho Saudável e Seguro”, com o juiz titular da VT de Chapadinha, Carlos Eduardo Batista Evangelista dos Santos; e “Saúde do Trabalhador”, com a coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) – Regional São Luís, Adely Vieira Dutra.
Ao todo, 78 servidores e servidoras participaram da Semana de Extensão, representando as VTs localizadas em São Luís, Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Caxias, Chapadinha, Estreito, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos, Santa Inês, Timon e Imperatriz, municípios-sede da Justiça do Trabalho no Maranhão.
A diretora da Escola Judicial do TRT-16, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro, também participou do evento e fez questão de reconhecer a importância dos servidores para o bom funcionamento da Justiça do Trabalho. “Eu vim cumprimentá-los, saudá-los, agradecer a presença maciça e dizer da importância do nosso curso, que aperfeiçoa os nossos conhecimentos e nos ajuda a ser melhores para o jurisdicionado, que é o verdadeiro destinatário do nosso trabalho”, destacou a magistrada.
A semana também contou com sorteio brindes e viagens para um congresso de capacitação em São Paulo, como forma de valorizar o comprometimento dos participantes. “Acho que isso realmente é reconhecer o trabalho de vocês, reconhecer que os servidores são a base do Tribunal. Então, eu respeito, acho que vocês são as estrelas do Tribunal. Precisamos de vocês. Nosso Tribunal é pequeno, mas é enorme em produtividade, e fico feliz de ver isso”, concluiu a desembargadora Solange Castro.
 

118 visualizações