Começam atividades do grupo de estudo sobre Direito e Psicanálise

segunda-feira, 23 de Julho de 2012 - 13:44

O grupo de estudo “Direito e Psicanálise” do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão começou suas atividades nesta segunda-feira (23), com a participação de magistrados, servidores, estagiários e pessoas da comunidade. A aula inaugural foi aberta pelo diretor da Escola Judicial do TRT-MA, James Magno Araújo Farias, pela manhã, no auditório do Fórum Astolfo Serra, sede das varas trabalhistas da capital.

O objetivo do grupo é discutir a interlocução entre as áreas do Direito e da Psicanálise, apontar as possibilidades de diálogo entre estes dois campos do conhecimento, articulando o aspecto propriamente epistemológico de cada uma das áreas com a atividade cotidiana dos operadores do Direito.

Na abertura do encontro, o desembargador James Magno Araújo ressaltou a importância das atividades do grupo de estudo. “Não podemos pensar o Direito apenas sob a ótica da norma jurídica. O Direito é Sociologia, Filosofia e Psicologia. Em todo tribunal há conflitos e é muito importante pensarmos neles, pois a partir daí temos a possibilidade de enfrentar e compreender os conflitos humanos”.

Durante a aula inaugural, os servidores Gustavo Martins (Escola Judicial) e Anícia Ewerton (Secretaria de Gestão), que coordenam o grupo, apresentaram o programa e a dinâmica de estudo do grupo, bem como textos sobre conceitos básicos de psicanálise. Houve também um breve debate de como se dá a relação entre o Direito e a Psicanálise e sobre a interface entre esses campos no mundo contemporâneo.

A diretora da VT de Pedreiras, Yona Grace Sousa Barbosa, parabenizou a iniciativa do TRT com a criação do grupo de estudo. “É muito importante o tribunal não ficar ligado só à questão técnica, mas promover também esse tipo de discussão entre Direito e Psicanálise”.

Os encontros do grupo ocorrerão quinzenalmente, às sextas-feiras, sempre às 10h30. A carga horária é de 20h. Os encontros serão coordenados por Gustavo Martins e Anícia Ewerton.

Redação: Larissa dos Santos (estagiária)
Jornalista Responsável: Valquíria Santana

1 visualização