Começam hoje oficinas do planejamento estratégico nas Varas do interior
segunda-feira, 8 de Novembro de 2010 - 11:11
      Redator (a)
              Valquíria Santana
          De hoje (08) até quinta-feira (11), a juíza auxiliar da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, realiza atividades de divulgação do planejamento estratégico da instituição nas Varas Trabalhistas de  Bacabal, Santa Inês, Pedreiras e Chapadinha. Na ocasião, servidores e magistrados das VTs vão elaborar os painéis de contribuição e matrizes de controle de cada unidade, a exemplo do que já ocorreu nas Varas da Capital, em agosto deste ano, com a   “Oficina Desdobrando a Estratégia”   , promovida pela Diretoria de Planejamento.    
Durante a visita às Varas Trabalhistas do interior, a juíza Liliana Bouéres, auxiliada pelos servidores da Diretoria de Planejamento, Paulo Fernando Nepomuceno Souto e Natália Basileu, vai  divulgar a visão, missão, objetivos e metas estratégicas do TRT-MA, bem como desenvolver atividades necessárias para adoção de Manuais de Procedimento. A equipe estará nas Varas de Santa Inês hoje (08), Bacabal(09), Pedreiras (10), Chapadinha (11).    
A realização dessas atividades nas Varas Trabalhistas considera a necessidade de interligar o planejamento estratégico às áreas de interesse, além de conscientizar e motivar todas as unidades do Tribunal para o cumprimento das metas definidas pelo Poder Judiciário e pelo Planejamento Estratégico do TRT, incentivando o empenho de todos os magistrados e servidores. Considera também a Meta 05, meta prioritária de 2010 do Poder Judiciário (implantar método de gerenciamento de rotinas - gestão de processos de trabalho -  em pelo menos 50% das unidades judiciárias de 1º grau). 
A meta 05 motivou a criação o Projeto Celeridade - Gerenciamento de Rotinas pelo TRT-MA. Liliana Bouéres explicou que com a execução desse projeto foram elaborados fluxogramas e manuais de procedimentos de todos os processos de trabalho (da distribuição até a sentença) da reclamação trabalhista. A divulgação dos fluxogramas e manuais nas VTs  evitará retrabalhos, facilitará a multiplicação dos conhecimentos, padronizará as rotinas das unidades, definirá procedimentos mais rápidos, possibilitando o desenvolvimento e a execução das atividades judiciais de 1º grau de forma simplificada e ágil, com rotinas racionalizadas e uniformizadas.     
Validação dos fluxogramas – na última sexta-feira (05), juízes das VTs reuniram-se, na sala de treinamento do Fórum Astolfo Serra, em São Luís,  para validar os  fluxogramas dos processos trabalhistas  da primeira instância. A 2ª Reunião de Validação dos Fluxogramas foi organizada pela Diretoria de Planejamento e faz parte das ações do projeto Celeridade.
                     
      