Comissão Ambiental faz doação de livros à Biblioteca Municipal
quarta-feira, 3 de Junho de 2009 - 15:35
Redator (a)
Valquíria Santana
Biblioteca da Bairro de Fátima recebeu 110 exemplares de livros usados
A Biblioteca Municipal de São Luís, no Bairro de Fátima, recebeu nesta quarta-feira (30) livros de literatura e revistas em quadrinhos, doados pelos servidores do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão. A entrega, feita pela Comissão TRT Ambiental, integrou a programação da Semana Mundial do Meio Ambiente, que será encerrada pelo TRT nesta sexta-feira (05). Também foram repassados ao Programa Real de Reciclagem de Pilhas e Baterias (Papa-Pilhas), do Banco Real, materiais recicláveis como pilhas, baterias e celulares usados.
A diretora da Biblioteca Municipal, Anízia Nascimento, explicou que os 110 exemplares de livros serão destinados à futura biblioteca do Centro da Juventude e Esperança, unidade da Fundação da Criança e do Adolescente do Maranhão (Funac), na Maiobinha. Parte dos livros doados pela Comissão Ambiental foi recebida também da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamar), após triagem dos exemplares que seriam destinados à reciclagem do papel.
O servidor José de Ribamar Santos Batista, membro da Comissão Ambiental, disse que o Tribunal está intensificando, entre os magistrados e servidores da instituição, a campanha de arrecadação de livros usados para doação a outras bibliotecas nas comunidades.
Na última terça-feira (02), a Comissão repassou 1112 itens eletrônicos ao Programa Real de Reciclagem. Foram celulares, baterias e carregadores usados, pilhas e aparelhos eletrônicos, entregues à agência do Banco Real, na Praça João Lisboa. Os produtos serão enviados à matriz da instituição bancária em São Paulo, que encaminha para reciclagem. No início da campanha de coleta no TRT, em outubro de 2008, foram arrecadados 163 itens, quatro meses depois foram mais 870 e este mês esse número cresceu para 1112.
O TRT também está participando das atividades da V Semana do Meio Ambiente ”Salve o planeta: você pode”, promovida pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), no Parque do Bom Menino. A Comissão Ambiental participa com uma exposição de materiais como canecas, katapilhas e cesto de coleta de papel confeccionado com material reciclável e uma bicicleta de ginástica adaptada que gera corrente elétrica. Nesta sexta-feira (05), haverá uma caminhada na Via Parque Rio da Bicas, na Areinha, com a concentração no local às 8h.
Na quinta-feira (04) a Comissão entregará à Ascamar portões de ferro oriundos de reformas nas instalações do TRT, que serão reaproveitados para ampliar as instalações da Associação. Também repassará revistas, garrafas, papel branco, embalagens plásticas coloridas e cabos de vassouras para a oficina do Centro de Reciclagem da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).
A programação será encerrada na sexta-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, com a implantação do novo modelo de coleta seletiva de papel no Fórum Astolfo Serra, com a entrega de cestos, que foram confeccionados pela Comissão Ambiental, com material reciclável (tubos de papelão e restos de madeira). Pela manhã, no hall de entrada da sede do TRT, será feita a demonstração da bicicleta geradeira.
A ação é do Projeto TRT Ambiental e atende à recomendação nº 11/07 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem o apoio do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ.