Comitê de Segurança realiza curso para os agentes de segurança do TRT-MA

segunda-feira, 3 de Novembro de 2014 - 13:43
Desembargadores James Magno (esq.) e Luiz Cosmo dão as boas-vindas ao instrutor Hipólito Cardoso e aos agentes de segurança.

Foram abertas nesta segunda-feira (3/11) as atividades do Curso de Segurança Judiciária do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT – MA), que está sendo oferecido a todos os agentes de segurança do Tribunal. O curso promovido pela Escola Judicial (EJud) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) tem como objetivo fortalecer atitudes para valorizar o comportamento em grupo, desenvolver as diretrizes da atividade de segurança judiciária, difundir conceitos e técnicas relativas à segurança e desenvolver a preparação técnica e psicológica dos agentes de segurança da instituição. 

O presidente do TRT-MA, Luiz Cosmo da Silva Júnior, esteve presente durante a primeira manhã de aula no Auditório Maria da Graça Jorge Martins (na EJud, 1º andar do prédio-sede), e garantiu que a segurança do Tribunal é uma das prioridades da sua administração. Afirmou, ainda, que é fundamental a colaboração dos servidores para o bom funcionamento da logística geral. O desembargador disse também que a direção tomará todas as medidas necessárias para aprimorar a segurança judicial.
 
O vice-presidente do TRT-MA e membro do Comitê de Segurança, James Magno Araújo Farias, também compareceu à abertura do curso. Na oportunidade, declarou que era uma ideia antiga iniciar um ciclo de formação, dando o primeiro passo para reconstruir e revitalizar o setor de segurança. James Magno reiterou o compromisso da gestão anterior em fazer um planejamento para trazer consistência ao departamento e experiência para os servidores.
 
O curso se estende até a próxima sexta-feira (7). Um dos ministrantes é o agente de segurança da Justiça Federal do Distrito Federal-DF, Hipólito Cardoso, que aborda assuntos como a defesa pessoal e a segurança de autoridades. O instrutor fará um balanço de boas práticas do Judiciário Nacional, trazendo ações efetivas e modernas para a evolução dos profissionais de segurança judiciária do TRT-MA.
 
O outro ministrante é o professor Luciano Lopes, coordenador do Serviço de Inteligência e agente da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que fará um trabalho de ações preventivas com base em um plano de segurança orgânica que ele elaborará junto com os agentes de segurança do Tribunal.
 
Comitê de Segurança do TRT-MA - O Comitê de Segurança do TRT-MA foi criado em 2012 pela desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, a partir da Resolução nº 104/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que disponibiliza medidas administrativas para a segurança e a criação do Fundo Nacional de Segurança. O Comitê elabora o plano de proteção e assistência dos juízes em situação de risco, bem como conhece e decide pedidos de proteção especial formulados por magistrados. Os Tribunais Regionais Federais e Tribunais de Justiça têm que tomar algumas medidas para reforçar a segurança das Varas, dentre as quais, controle de acesso aos prédios, instalações de câmeras de vigilância, instalação de aparelho detector de metais e policiamento ostensivo. Embora a Resolução não faça referência específica à segurança dos servidores, o trabalho do Comitê de Segurança do TRT-MA inclui também ações relativas aos servidores.


Redação: Marina Brito (estagiária de Jornalismo).
Jornalista Responsável: Wanda Cunha (DRT-MA 206).

 

 

10 visualizações