Comitiva do TRT-MA visita a Vale para estabelecer parceria do programa Trabalho Seguro

terça-feira, 13 de Novembro de 2012 - 16:26
Equipe técnica da Vale apresenta projeto do CLN e PIER IV à Comitiva do TRT-MA
Desembargadora Ilka Esdra entrega projeto do Programa Trabalho Seguro ao gerente de Implantação da Vale, Cesar Martini

Uma comitiva do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) visitou nessa segunda-feira (12) à tarde as obras de ampliação do píer IV para embarque de minério de ferro, no Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM), em São Luís. O objetivo da visita foi estabelecer uma parceria entre a Vale e o tribunal para o lançamento do Programa Trabalho Seguro no Maranhão.

O Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é uma iniciativa do TST e do CSJT, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. O principal objetivo é contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil nos últimos anos.

A obra do PIER IV do Terminal da Ponta da Madeira foi uma das escolhidas pelo tribunal em função das ações de prevenção de acidentes de trabalho realizadas pela Vale. As estratégias são desenvolvidas nas áreas de liderança, gestão e técnica. Entre as ações desenvolvidas estão o Programa Atitude Responsável com reuniões semanais, engajamento dos empregados para informar situações de risco, atuação da área de medicina para auditar 100% dos exames médicos dos empregados contratados para trabalhar no projeto. Há ainda o passaporte, um documento interno que representa um raio X da segurança pessoal e também a Força Tarefa, que são grupos de trabalho para verificar a aptidão do empregado para a atividade no momento da execução da tarefa.

Com profundidade mínima de 25 metros, o Píer IV terá dois berços de atracação, além de capacidade para receber até 53 navios por mês, inclusive o Berg Stall e Vale Brasil. Com a obra, o TPPM terá a maior capacidade de embarque de carga do Brasil, em toneladas. Em 2009, a Vale embarcou 86,8 milhões de toneladas de minério de ferro no TPPM. De janeiro a novembro do ano passado, as remessas chegaram a 81 milhões de toneladas. O objetivo é transportar e embarcar 150 milhões de toneladas de minério por ano até 2014.

As obras do CLN incluem a construção do PIER IV, ampliação da retroárea do Porto de Ponta da Madeira, expansão do Terminal Ferroviário de Ponta da Madeira e expansão da Estrada de Ferro Carajás.Atuam na obra as empresas Odebrecht, Enesa Montagem e Milplan Montagem

Integraram a comitiva, a presidente do TRT-MA, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, o vice-presidente e corregedor, Luiz Cosmo da Silva Júnior, o juiz auxiliar da presidência, Manoel Lopes Veloso, o diretor-geral, Júlio César Guimarães, a secretária de Gestão Estratégica e Estatística, Stael Cavalcanti Martins de Araújo. Compõem a comitiva também, a assessora jurídica da Presidência, Júlia de Souza Gomes, a servidora da Presidência, Márcia Cristina Cardoso de Melo, o assessor da Vice-Presidência, Raimundo da Conceição Costa Lindoso, a servidora do setor de Cerimonial e Eventos, Jeane Aragão Adler e a chefe da assessoria de Comunicação Social, Edvânia Kátia.

Os representantes do TRT-MA foram recebidos por uma comitiva de técnicos da Vale responsáveis pela implantação do projeto, formada pelo gerente de Implantação Mecânica do PIER IV, Cesar Martini; pelo engenheiro de Segurança Magno Silva; pelo gerente de Construção da Vale, Adriano Sales e pela equipe jurídica integrada por Rômulo Nelson, Aldo Lima e Anchieta Pinto.


Trabalho Seguro - O programa Trabalho Seguro visa contribuir para o desenvolvimento de um banco de dados e informações compartilhado entre os órgãos da administração pública, possibilitando o aperfeiçoamento da metodologia estatística utilizada e a formação de um quadro único acerca dos dados referentes a acidentes de trabalho para todos os participantes do programa. Também busca o aprimoramento das atividades realizadas por cada órgão quanto ao particular, possibilitando o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes.

Link para o Programa http://www.tst.jus.br/web/trabalhoseguro/apresentacao

 

Redação: Larissa dos Santos e Edvânia Kátia

Fotos: Romeu Ribeiro 

8 visualizações