Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicações do TRT-MA terá Catálogo de Serviços
Uma equipe multidisciplinar da Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicações (CTIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) participou, na quinta e na sexta-feira (23 e 24), do “Curso de Catálogo de Serviços baseado em Itil” (Information Technology Infrastructure Library/Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia e Informação). Com carga horária de 16 horas, o curso teve como facilitador o bacharel em Sistemas de Informação, Certificado em Gerenciamento de Projetos (PMP) e ITIL, Eduardo Ramalho.
“Achei uma ótima oportunidade de passar o conhecimento necessário para que a área de TI do TRT16 aprimore a prestação de serviços e, honestamente, eu torço para que a iniciativa inaugurada com o curso continue. Os servidores se dedicaram durante o treinamento, e o material produzido serviu como base para novas ações modernizadoras”, disse Eduardo Ramalho.
O curso tem como objetivos facilitar a introdução às Boas Práticas do Gerenciamento de Serviços de TI, Apresentar os conceitos relacionados à construção e manutenção do Catalogo e Serviços de TI e obter dos alunos uma planilha com, no mínimo, a estrutura de um Catálogo de Serviços de Ti. Esse mesmo curso já foi ministrado e deu origem a projetos na Cemar e em outros tribunais do país, como o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).
Com a construção desse Catálogo de Serviço, o usuário de TI saberá o que pedir, a forma e como pedir. O catálogo vai garantir que as informações sobre todos os serviços operacionais estejam disponíveis para aqueles que precisam ter acesso à informação de forma segura. A ferramenta, inicialmente, será disponibilizada no Portal do Tribunal, para transparência e formalização do pedido. Futuramente, haverá um tempo estabelecido para o atendimento de cada solicitação.
“O Catálogo de Serviço é fundamental para uma melhor prestação de serviço da área de TI. Ele permitirá que os clientes internos(magistrados, servidores e terceirizados) conheçam nossos serviços, além de possibilitar que, no futuro, possamos implantar uma Central de Atendimento, dedicando os profissionais da área de TI para atividades que são de interesse maior da Organização”, explicou Rômulo José Maia Moura, Coordenador da CTIC do TRT-MA.
Equipe Multidisciplinar – Participaram do curso os servidores de várias áreas da CTIC: Carlos Roberto Martini, Raimundo Martins Pinto Neto e Maickel Roberto Neitzke (Desenvolvimento de Sistema), Fernando Augusto Pestana Júnior e Stanley Araújo de Sousa (Infraestrutura computacional), Flávio Marcílio Paiva Ramos (Banco de Dados), Rafael Robinson de Sousa Neto e Uiratan Alves de Sousa Cavalcante (Governança de TI).
Escola Judicial - O Curso abriu o calendário das atividades de 2014 da Escola Judicial do TRT-MA. Pelo calendário, na próxima quarta-feira (29), será realizada a Reunião Técnica do Programa “TRT Na Escola-2014”. Na quinta-feira (30), haverá a Oficina “Construindo Cultura de Paz”. Na sexta-feira (31), será a vez da palestra “Pilates, saúde para o corpo e mente. O método que conquistou o mundo”. Também já se encontram abertas as inscrições para o curso “Inteligência Emocional”, na modalidade à distância (EAD), que será ministrado no período de 30/01 a 28/02/2014.
Atualmente, a Escola está sob a direção do desembargador Américo Bedê (diretor), da desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo (vice-diretora) e do juiz titular da Vara do Trabalho de Bacabal, Bruno de Carvalho Motejunas (coordenador-geral).