Corregedor do TRT-MA participa de programa veiculado pela TV Justiça

segunda-feira, 13 de Abril de 2015 - 16:41
Redator (a)
Rosemary Araujo

O desembargador James Magno Araújo Farias, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), foi o entrevistado do programa “Justiça do Trabalho na TV”, produzido pelo TRT12, de Santa Catarina, e veiculado pela TV Justiça. O programa foi ao ar no domingo 29 de março, às 18h30, e o desembargador falou sobre o tema “A Atuação do Juiz na Sociedade Pós-Moderna”.

O corregedor conduziu uma reflexão sobre o perfil do magistrado trabalhista em uma sociedade pós-moderna, abordando os conflitos geracionais e a relação entre a sociedade e o Pode Judiciário. Ele disse que, hoje em dia, a idade média de ingresso na carreira de juiz é de 28 anos, o que é salutar para a troca de experiências e a renovação da motivação entre os juízes jovens e os com mais larga atuação na carreira. “A percepção de que há uma diferença na visão de mundo só se torna muito nítida quando você sente uma certa dificuldade de que alguns se relacionem com os mais velhos e com os mais novos. O juiz mais antigo tem uma carga de experiência que deve ser transmitida para os juízes mais novos. E a energia dos juízes mais novos tem que também contagiar os mais antigos para que nós tenhamos uma carreira sempre motivada”, considerou o magistrado.

James Magno também revelou que outro dado relevante tem sido um aumento significativo do número de mulheres que ingressam na carreira da magistratura, em torno de 40% a 45% no total.
 
A entrevista foi realizada pelo assessor de Comunicação Social do TRT-SC, Vanderlei Ricken, e se desenvolveu em três blocos, que podem ser acessados no YouTube. Assista a entrevista na íntegra, clicando nos links: Bloco 1, Bloco 2 e Bloco 3.

Justiça do Trabalho na TV – O programa de entrevistas mais antigo da TV Justiça é produzido pela Assessoria de Comunicação Social do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC). Exibido desde 2002, aborda temas relacionados ao mundo do trabalho. Magistrados, procuradores, advogados, professores, profissionais da saúde, pesquisadores e líderes sindicais figuram entre os entrevistados. Os assuntos giram em torno de legislação trabalhista, saúde do trabalhador, mercado de trabalho, regulamentação profissional, estudos avançados em matéria trabalhista, entre outros. O programa é veiculado aos domingos, às 18h30, e reprisado às quartas e quintas-feiras, às 4h30.

 

 

2 visualizações