Corregedor do TRT-MA recebe medalha no Tribunal da 8ª Região
O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, foi homenageado pelo TRT da 8ª Região (Pará e Amapá), na última terça-feira (18), pelos relevantes serviços prestados à Justiça do Trabalho e pela promoção de justiça social. O magistrado recebeu a insígnia da Ordem de Mérito Jus Et Labor, no grau comendador, indicado e condecorado pelo desembargador Luís José de Jesus Ribeiro.
Na oportunidade, foram entregues comendas em cinco graus (oficial, grã-cruz, grande-oficial, comendador e cavaleiro) a várias autoridades. As comendas são concedidas anualmente pelo reconhecimento a personalidades e instituições que se destacaram no apoio em suas atividades ao Direito do Trabalho e à promoção de justiça social. A indicação dos nomes é feita pelo Conselho da Ordem do Mérito, dirigido pelo presidente do TRT8, desembargador José de Alencar.
Além do desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, foram agraciados com medalhas os membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), José Lúcio Munhoz e Gilberto Martins, com a insígnia Grã-Cruz; a desembargadora do Trabalho Cláudia Cardoso de Souza (TRT-ES), agraciada com o Grau Grande Oficial; os desembargadores Antônio Carlos Marinho Bezerra (TRT11) e Cláudio Mascarenhas Brandão (TRT5), agraciados com o Grau Comendador; além do deputado federal pelo Amapá, Sebastião Ferreira da Rocha, agraciado com a insígnia do Grau Grande Oficial. Várias instituições também foram homenageadas.
Homenageado - O desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior é pernambucano, nascido em Jupi. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Olinda-PE em 1981. Exerceu a advocacia em Recife-PE durante 10 anos e ingressou na magistratura trabalhista do Maranhão em dezembro de 1990. Em janeiro de 1994, foi promovido a juiz titular da Vara de Bacabal- (MA) e, em 1994, removido para exercer igual cargo em Santa Inês. Em 1999 foi removido para a 3ª Vara do Trabalho de São Luís, para exercer a titularidade, onde permaneceu até dezembro de 2005, quando foi promovido, pelo critério de antiguidade, ao cargo de desembargador do TRT da 16ª Região. Atualmente é vice-presidente e corregedor do TRT-MA.
Com informações da Ascom do TRT 8ª Região e TRT 16 Região
Fotos: Ascom do TRT 8