Corregedora do TRT-MA destaca desempenho das Varas no encerramento das atividades da Semana de Conciliação Meta 2
sexta-feira, 18 de Setembro de 2009 - 18:18
Redator (a)
Wanda Cunha
Juiz Paulo Mont´Alverne e desembargadora Ilka Esdra, que integram a Comissão Permanente de Conciliação, no encerramento solene das atividades
Vice-Presidente Ilka Esdra com magistrados e palestrante Ieda Araújo
“A excelência dos serviços da Justiça do Trabalho decorre em 99% da prestação jurisdicional do juízo de 1º grau”. A afirmação é da
vice-presidente e corregedora do TRT-MA e presidente da Comissão Permanente de Conciliação da JT-MA, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, durante o encerramento solene das atividades da Semana Nacional pela Comunicação Meta 2, na manhã desta sexta-feira (18), no auditório do Fórum Astolfo Serra, na Areinha. À tarde, foi feito o encerramento oficial.
Ao parabenizar magistrados e servidores pelo saldo positivo obtido em acordos durante a Semana, a desembargadora destacou o compromisso do TRT-MA com a sociedade, observando que também foram submetidos à conciliação processos de execução, o que significa que o Tribunal não está preocupado apenas em resolver a fase de conhecimento do processo por meio da sentença, mas solucionar os processos da fase de execução, na qual se efetiva a prestação jurisdicional. A Semana Nacional na JT-MA se estende até as 17h30min de hoje.
“A Semana Nacional pela Conciliação também teve um sabor de reflexão”, salientou a corregedora ao avaliar todas as iniciativas ocorridas durante as audiências de conciliação. Disse que o ciclo de palestra pautou temas que aprimoram e aperfeiçoam as atividades da Justiça do Trabalho em favor de um melhor atendimento ao jurisdicionado. “Só vamos mudar o panorama social brasileiro, se formos à base, fazer um trabalho de aprimoramento, inclusive dos nossos conhecimentos”, completou a desembargadora, salientando a participação de todos os profissionais que contribuem para a prestação jurisdicional. “O Tribunal somos todos nós, inclusive os que, de uma forma ou de outra, envolvidos no processo, colaboram com os juízes e servidores, para a efetivação da Justiça, como os advogados e peritos”, concluiu.
Meta cumprida - O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão está em terceiro lugar no ranking nacional da conciliação Meta 2. Ao lado do TRT da Paraíba e do Piauí, o TRT-MA cumpriu a determinação do CNJ de julgar todos os processos ajuizados até 2005 ainda no mês de agosto. O Superior Tribunal Militar foi o que primeiro atingiu a meta, seguido do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (Amazonas/Amapá). Na Semana de Conciliação, a meta do TRT do Maranhão é avançar dois passos na conciliação, concluindo os julgamentos de 2006 e 2007.