Corregedoria inicia correição na 1ª Vara do Trabalho de São Luís nesta segunda-feira (12/6)
A Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) está realizando hoje e amanhã (12 e 13/6), correição na 1ª Vara do Trabalho de São Luís. A atividade é coordenada pelo vice-presidente e corregedor, desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, e foi iniciada nesta segunda-feira, às 9h, com término previsto para a terça-feira, no mesmo horário.
De acordo com o Edital de Correição n° 14/2023, após a abertura dos trabalhos correicionais, o desembargador corregedor terá reunião com os juízes da VT. Já a equipe da Corregedoria se reunirá com os servidores da unidade.
Durante a correição, o corregedor examina processos, registros e documentos, de modo a verificar a regularidade da prestação jurisdicional, bem como das atividades administrativas, determinando, ao final, as providências necessárias à melhoria dos serviços prestados no âmbito da unidade correicionada.
O corregedor regional também estará à disposição dos interessados para receber informações e/ou reclamações sobre a atividade jurisdicional daquela VT. As manifestações podem também ser encaminhadas à Corregedoria Regional, pelo e-mail correge@trt16.jus.br.
A equipe de correição pode ser acionada por meio dos telefones (98)2109-9310, (98)98402-7758 e (98)98475-5481, e também pelo e-mail institucional da Corregedoria.
Correição
Durante a correição, o corregedor e sua equipe avaliam o desempenho da unidade judiciária, movimentação processual, cumprimento de prazos, atividades administrativas, entre outras medidas, para verificar a regularidade da prestação de serviços aos que recorrem à Justiça do Trabalho.
A atividade correicional deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano. Está prevista no artigo 682, inciso XI, da Consolidação das Leis do Trabalho, combinado com o inciso II, do artigo 27, do Regimento Interno do Tribunal.
1ª VT de São Luís
O titular da VT é o juiz Antônio de Pádua Muniz Corrêa. Também atuam na VT como juiz substituto, Luznard de Sá Cardoso e Joanna D’Arck Sanches da Silva Ribeiro, como juíza substituta. O diretor de Secretaria é o servidor José Barros de Oliveira Júnior. A jurisdição da VT abrange os Municípios de São Luís, Alcântara, Bacabeira, Paço do Lumiar, Raposa, Rosário, Santa Rita, São José de Ribamar. A sede da Vara Trabalhista localiza-se na Avenida Senador Vitorino Freire, s/n, bairro Areinha. Além do atendimento presencial, a VT também realiza atendimento pelo celular institucional (98) 98406-3571, pelos telefones fixos (98) 2109-9470, pelo e-mail: vt1slz@trt16.jus.br e, ainda, por meio do serviço Balcão Virtual.