Correição do TST no TRT-16 será finalizada nesta sexta-feira (28/6)

quinta-feira, 27 de Junho de 2024 - 15:05
Redator (a)
Gustavo Melo

O encerramento contará com leitura da Ata e entrevista coletiva de imprensa.

Concluindo os trabalhos desenvolvidos no decorrer da semana (24 a 28 de junho), a Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (CGJT) encerrará, na manhã desta sexta-feira (28/6), a Correição Ordinária do Tribunal Superior do Trabalho (TST) no Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão). A corregedora-geral da Justiça do Trabalho, ministra Dora Maria da Costa, realizará uma sessão pública para leitura da ata correicional, às 9h, e concederá entrevista coletiva à imprensa, às 10h, no Plenário, localizado no prédio-sede do TRT-16.
Na leitura da ata, serão informadas todas as atividades e observações realizadas durante a correição, apontando as recomendações e as determinações da ministra para o aperfeiçoamento das atividades da Justiça do Trabalho no Maranhão. Os desembargadores e as desembargadoras da Corte participarão da sessão, assim como magistrados e magistradas da 1ª Instância, servidores e servidoras do Tribunal. A sessão será transmitida ao vivo pelo canal do TRT-16 no YouTube.
Em seguida, está prevista uma coletiva de imprensa com os veículos de comunicação que solicitaram entrevista com a corregedora-geral da Justiça do Trabalho, ministra Dora Maria da Costa. Durante a coletiva, a ministra estará disponível para responder perguntas dos jornalistas, oferecendo informações e esclarecimentos sobre os trabalhos realizados durante a semana de Correição. 
Agenda da Correição Ordinária
Durante a semana, a ministra e sua equipe cumpriram uma ampla agenda de atividades, que contou com reuniões com magistradas, magistrados, servidoras e servidores, advogadas e advogados, e representantes de entidades de classe. A ministra também realizou visitas institucionais a estruturas físicas de unidades do TRT-16, assim como recebeu visitas de cortesia de autoridades ligadas ao Judiciário local.
Nesta quinta-feira (27/6), a ministra Dora Maria da Costa mantém agenda de reunião com a equipe de Correição, com um período reservado a outros compromissos institucionais da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho.
Correição Ordinária
A Correição Ordinária no TRT-16 começou na última segunda-feira (24). Trata-se de um procedimento que visa a verificar como está sendo feita a prestação jurisdicional pelo órgão trabalhista e está prevista no Regimento Interno da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. Durante a Correição, a corregedora-geral examina processos, registros e documentos do órgão em análise. Ao final, a ministra apresenta suas conclusões, acompanhadas de determinações e recomendações, para a regularidade dos serviços judiciários.
Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho
É o órgão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) incumbido da fiscalização, disciplina e orientação da administração da Justiça do Trabalho sobre os Tribunais Regionais do Trabalho, seus juízes e juízas e serviços judiciários.

 

208 visualizações