CSJT encerra capacitação da versão 2.4 do PJe no TRT-MA
O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) encerrou, nesta quarta-feira (14), a capacitação de magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) para o uso da versão 2.4 do sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe). O treinamento foi voltado para desembargadores e servidores dos gabinetes e secretarias de órgãos de colegiados e foi realizado no Auditório Professora Maria da Graça Jorge Martins, da Escola Judicial do TRT-MA. A desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, diretora da Escola Judicial, participou do treinamento.
De acordo com os instrutores, os servidores Antônio Carlos dos Santos e Flávio Antônio Castro de Medeiros Lula, dos TRTs da 7ª e 10ª Região, respectivamente, algumas modificações foram feitas na consulta de processos da versão 2.4 do PJe. Agora, a consulta processual é integrada, o que permite ao magistrado e servidor ter acesso completo a qualquer processo, seja do 1° ou 2° grau e até mesmo de outros TRTs. Assim, o sistema permitirá acompanhar o andamento do processo, além dos documentos anexados nele.
A nova versão conta também com o módulo de Sistema de Interoperabilidade Financeira (Módulo SIF) da Caixa Econômica Federal. Por meio dele, será possível gerar boleto de deposito judicial e todas as informações sobre pagamentos estarão disponíveis no sistema.
Além disso, a versão 2.4 traz um espaço destinado para acompanhar o desempenho dos gabinetes dos desembargadores em relação ao Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho (e-Gestão). Nele poderá ser possível visualizar os processos dentro e fora do prazo, além dos que estão próximos para vencer. O espaço apresenta ainda gráficos com o desempenho dos servidores lotados nos gabinetes em relação aos processos sob responsabilidade deles.
Capacitação
O treinamento dos usuários da versão 2.4 do PJe ocorreu nos dias 12 e 14/8, segunda e quarta-feira desta semana, das 8h às 18h. A capacitação foi promovida pelo CSJT para o 1º e 2º graus de jurisdição. Nos dois dias, foram apresentadas as novas funcionalidades do sistema que atendem às demandas específicas de cada grau de jurisdição, a fim de deixar o trabalho mais simples, intuitivo e ágil.
Na segunda-feira (12), o treinamento foi voltado para magistrados e servidores do 1º grau, e foi ministrado por Cristina Bottega e Joléa Maria Rebelo Leite, servidoras dos TRTs da 4ª e 8ª Região, respectivamente.
Redação: Lucas Ribeiro (estagiário de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante.