CTIC do TRT-MA inicia trabalhos de Diagnóstico e Modelagem de Processos de GSTI

quinta-feira, 2 de Outubro de 2014 - 15:48
Redator (a)
Suely Cavalcante
Rômulo fez a abertura dos trabalhos; juiz Bruno Motejunas e servidores da TI; representante da CPqD


A Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) iniciou, na última terça-feira (30/9), no Auditório “Maria da Graça Jorge Martins” da Escola Judicial (EJud), reunião kick-off (início) do Projeto de Diagnóstico e Modelagem de Processos de Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação, com base nas boas práticas do ITIL-V3 e no modelo de maturidade do framework de controle COBIT versão 4.1.

A reunião foi conduzida por Adilson Batistel (gerente do Projeto), Marcus Manhães e Robson Barbosa Tidon (consultores de TI), representantes da CPqD, instituição contratada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) para implantação do projeto.

Segundo Rômulo José Maia Moura, coordenador da CTIC, o objetivo é proceder à reestruturação dos processos de Tecnologia da Informação, visando melhorar a qualidade dos serviços prestados nessa área, bem como buscar a excelência no atendimento, contribuindo para a celeridade na prestação jurisdicional e para o acesso à justiça. O trabalho terá três fases, com previsão de conclusão da terceira e última etapa em abril de 2015.

Nesta primeira etapa, está sendo feito o diagnóstico da situação atual. “Além do mapeamento dos processos que este projeto contempla, teremos a implantação da ferramenta de registro de chamados e controles de ocorrências e, por fim, a contratação de uma Central de Serviços de primeiro e segundo nível de atendimento, quando passaremos a ter um único ponto de contato do usuário com a TI”, explicou.

Rômulo explicou, ainda, que o projeto tem como objetivos específicos os diagnósticos e modelagem da Central de Serviços; do Gerenciamento de Catálogo de Serviço; Gerenciamento de Incidentes; Gerenciamento de Problemas; Cumprimento de Requisição; Gerenciamento da Configuração e Ativos de Serviço; Gerenciamento de Mudanças; Gerenciamento de Liberação e Implantação; e Gerenciamento do Nível de Serviços.

Presentes, também, à reunião o coordenador-geral da Escola Judicial e membro da Comissão de Tecnologia da Informação do TRT-MA, juiz Bruno de Carvalho Motejunas, e os demais servidores da CTIC. Na manhã desta sexta-feira (3), será realizada a última reunião da primeira etapa.

7 visualizações