Curso sobre E-Gestão aprimora uso de banco de dados da Justiça do Trabalho

quinta-feira, 15 de Outubro de 2015 - 14:00
Redator (a)
Gisélia Castro

O Tribunal Regional do Trabalho no Maranhão investe na capacitação de servidores para melhorar a exatidão dos dados estatísticos lançados no sistema E-Gestão, o banco de dados oficial da Justiça do Trabalho. Uma das atividades foi a realização de curso específico sobre  lançamento de dados no E-Gestão destinado para servidores das Varas do Trabalho da 16ª Região. O curso foi promovido pela Escola Judicial do TRT-MA, nos dias 13 e 14 deste mês, no Foro Astolfo Serra.
Durante dois dias, representantes de cada uma das 23 Varas do Trabalho participaram do curso “Revisão qualitativa de dados e correção de erros temporais, não temporais e de informação junto ao Sistema E-Gestão com ênfase no SAPT1”, ministrado pelas servidoras Olívia Maria Oliveira Almeida e Fabiana Santalucia Fernandes, da Corregedoria do TRT-MA.
De acordo com Fabiana Fernandes, o objetivo principal da oficina foi capacitar os servidores das VTs para que o sistema seja alimentado de modo correto e, assim, garantida a validação das informações do TRT da 16ª Região na "cabeça" do sistema, ou seja,  no Tribunal Superior do Trabalho (TST). De um modo geral, os erros de lançamento de informações sobre o processo, datas, quantidades ou magistrados, retardam a validação dos dados da 16ª Região, exigindo correções e novas remessas. "Se houver inconsistência nas informações a remessa será rejeitada", afirma.
Para a servidora da 1ª VT de São Luís, Denise Barreto Brito, a oficina foi esclarecedora e vai ajudar a evitar erros de lançamento. Ela explica que, por exemplo, referir-se à execução quando se trata de liquidação resulta na inconsistência de dados sobre o processo. "No curso tivemos muitas informações e aprendemos a alimentar o sistema de modo correto para evitar pendências que geram inconsistências", declarou.
Na 1ª VT de São Luís, a servidora Josemary Ribeiro, que já trabalha com o sistema E-Gestão desde a sua implantação no TRT-MA, considerou válida a capacitação de mais servidores para atuar no banco de dados.  Lembra que um erro de lançamento recorrente é a omissão da entrada do recurso no sistema.
O curso sobre E-Gestão, que foi dividido em cinco módulos, apresentou situações comuns de erros de lançamento no banco de dados e reforçou a adoção de fluxos de trabalho para reduzir falhas de alimentação do sistema.
E- GESTÃO - O E-Gestão é o Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho utilizado para realização do controle estatístico-processual do movimento judiciário e da atuação jurisdicional dos primeiro e segundo graus do Judiciário do Trabalho (art. 114, da Consolidação dos Provimentos da Justiça do Trabalho).
Para mais informações sobre o curso ver http://www.trt16.jus.br/site/conteudo/geral/arq_editais.php?idn=19716

1 visualização