Dados correicionais : VT de Santa Inês cumpre metas do Judiciário Nacional e do TRT-MA
segunda-feira, 8 de Novembro de 2010 - 13:50
Redator (a)
Wanda Cunha
A corregedora do TRT-MA, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, durante visita correicional na VT de Santa Inês, elogiou o bom desempenho da Vara em relação ao cumprimento de metas do Judiciário Nacional e do TRT-MA. É o que demonstra a ata de correiçao ordinária , realizada naquela Vara Trabalhista, no final de outubro (25) deste ano.
Segundo a corregedora, nos dois primeiros trimestres deste ano, a Vara do Trabalho apresentou índices crescentes de desempenho, passando de 21%, no primeiro trimestre, para 26% no final do segundo trimestre, demonstrando um bom resultado para alcançar a meta nº 02, pretendida pelo Regional ao final do ano, que é “aumentar em 5% ao ano o índice de conciliação na fase de conhecimento”.
A meta nº 01 do TRT-MA, sob a gestão da Corregedoria, relativa à fase de conhecimento, que consiste em “reduzir em 5% ao ano a taxa de congestionamento na fase de conhecimento do 1º grau”, também vem sendo cumprida pela Vara Trabalhista. Pelos novos parâmetros de cálculos, a taxa de congestionamento do Tribunal foi de 60%. Para que a taxa seja reduzida no percentual pretendido ao ano, as VTs no Maranhão deverão apresentar taxa de congestionamento igual ou inferior a 55%, até o final do ano. No segundo trimestre deste ano, a VT de Santa Inês já cumpriu a meta, com o percentual de 25%
A Meta Prioritária Nº 01 do Judiciário Nacional, relativa à fase de conhecimento, também vem sendo cumprida pela Vara do Trabalho desde o segundo trimestre deste ano. A meta consiste em “julgar quantidade de processo de conhecimento distribuídos em 2010 e parcela do estoque, com acompanhamento mensal”. O grau de cumprimento consiste na relação entre processos julgados e processos recebidos. A meta é considerada cumprida quando o resultado for superior a 01. A VT de Santa Inês alcançou o índice de 1,54.
Em razão desses excelentes resultados, a corregedora elogiou o juiz titular da VT, Antonio de Pádua Muniz Correa; o juiz substituto Mário Lúcio Batigniani e servidores.