Desembargador do TRT do Maranhão discute a relação da magistratura com a pós-modernidade

quarta-feira, 20 de Maio de 2015 - 9:53
Desembargador James Magno no TRT-PE.

Em continuidade ao 13º Módulo de Aperfeiçoamento de Magistrados, que teve início na última segunda-feira (18), ocorreu na manhã desta terça-feira (19), a palestra sobre o tema Justiça do trabalho na pós-modernidade: perfil do magistrado e eficiência jurisdicional, ministrada pelo desembargador do Tribunal Regional do Maranhão (TRT-MA) James Magno Araújo Farias.

O desembargador James Magno mostrou a importância de trazer à discussão assunto tão atual, que é o perfil do magistrado brasileiro na sociedade pós-moderna. Sociedade essa que se encontra imersa em um grande avanço tecnológico e de rápida apropriação das informações. Com todo esse desenvolvimento, ocorre o chamado "conflito entre gerações de magistrados", destacou o palestrante. “É de obrigação da Associação dos Magistrados e da Escola Judicial promover a integração desses diferentes perfis, buscando a promoção da boa convivência de diferentes gerações de costumes e pensamentos”, comentou.

Durante a palestra, ainda foi destacada a importância da atualização do pensamento dos magistrados, independentemente da geração a que pertencem, sendo salutar a troca de experiências e ideias para uma melhor relação com a sociedade. “Temos uma grande responsabilidade com a sociedade, independente do perfil que o magistrado possui, acima de tudo temos que manter a autenticidade, imparcialidade e tranquilidade nos julgamentos”, destacou o desembargador.

Palestrante - James Magno Araújo Farias é professor do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão, mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco e especialista em Economia do Trabalho pela UFMA. Com doutorado em Direito pela Universidade de Lisboa, é autor de vários artigos, ensaios e teses publicados em livros e revistas jurídicas.

 

Texto: Renata de Oliveira.

Fotos: Stela Maris.

Fonte: TRT6-Pernambuco.
 

 

3 visualizações