Desembargador do TRT-MA autografa obra na Feira do Livro e anuncia novos projetos

quinta-feira, 15 de Outubro de 2015 - 10:59
Redator (a)
Rosemary Araujo

O desembargador James Magno Araújo Farias, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), participou da 9ª Feira do Livro de São Luís (FeliS), na noite do último sábado (10/10), realizando uma sessão de autógrafos do seu livro "O Labirinto Silencioso: sobre o amor e outras estórias", na Casa do Autor Maranhense. O evento foi prestigiado por magistrados e servidores do Tribunal, além de familiares e amigos do desembargador, e pelo público do evento.
É a segunda vez que o autor participa da Feira do Livro. Na 7ª FeliS, em 2013, ele lançou a obra “A Toda Velocidade Possível: ensaios sobre um mundo em movimento. Para James Magno, autografar seus livros num espaço literário tão importante é “uma oportunidade de ter contato com uma produção muito grande em vários aspectos da literatura: infantil, crônica, prosa, poesia, romance. São Luís, como uma cidade com uma veia cultural muito forte, tem sempre que desenvolver espaços para os escritores, para o público que gosta de literatura e, principalmente, para a juventude. Fico muito feliz por ter sido convidado, pela segunda vez, para participar da Feira”.
A obra – Em "O Labirinto Silencioso: sobre o amor e outras estórias", o desembargador James Magno reúne micro textos compostos em prosa poética não rimada. Segundo o autor, as estórias não são ligadas umas às outras e os textos foram criados ao longo de 15 a 20 anos. “O resultado ficou muito bom, tanto no aspecto estético quanto na ideia da criação de três capítulos, que chamo de ‘desencontros’, onde falo de desencontros sentimentais; ‘encontros’, que são pessoas se encontrando; e a parte final, que eu chamo de ‘leveza’, que é uma percepção e celebração da vida, algo que, muitas, vezes, nós não percebemos, como a alegria de estarmos vivos, com saúde e ver as pessoas bem, sentir que nós podemos transformar a nossa sociedade em algo melhor”, esclareceu James Magno, que considera que o texto em prosa poética não é só melancolia nem só alegria, mas que deve captar os sentimentos mais variados.
O livro foi publicado pela Editora Azulejo, da Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região (AMATRA XVI), e prefaciado pelo escritor e membro da Academia Maranhense de Letras Ney Bello Filho. Tem diagramação de Marcos André Cerveira, revisão de Ana Paula Lemos Capellani e fotografias de capa e contracapa de Débora Santalúcia, retratando a modelo Mariana Laura (que é filha do autor, atriz e estuda música na UFMA).
O autor – James Magno Araújo Farias nasceu em São Luís do Maranhão, em 10 de março de 1968; é magistrado, professor, escritor, autor dos livros "A  Toda Velocidade Possível: ensaios sobre um mundo em movimento" e "Direitos Sociais no Brasil", ambos publicados pela Editora Azulejo. O desembargador informou que, como escritor eclético, pretende enveredar, no futuro, por outras vertentes literárias, pontuando o “A Toda Velocidade Possível” como crônicas, “O Labirinto Silencioso” como prosa poética, depois migrando para os contos e, mais tarde, para a literatura infantil. “A literatura infantil me atrai muito, pelo alcance, pela vastidão”, concluiu, informando que já tem projetos novos em andamento.
9ª Feira do Livro de São Luís – A edição de 2015 da FeliS esteve aberta no período de 2 a 11 de outubro, na Praia Grande, em espaços culturais do Centro Histórico de São Luís. Com o tema “Cidade Livre, Cidade do Livro”, a Feira deste ano homenageou a historiadora e professora da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Lourdinha Lauande Lacroix (patrona do evento), e os escritores Mário Meireles (in memoriam), Alberico Carneiro e Raimunda Frazão, e a bibliotecária Mary Ferreira. A 9ª FeliS foi uma promoção da Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FUNC). O Governo do Estado do Maranhão foi parceiro do evento.

Veja mais fotos abaixo:

 

7 visualizações