Desembargador do TRT-MA Gerson de Oliveira Costa Filho toma posse na Academia Maranhense de Letras Jurídicas

quarta-feira, 18 de Agosto de 2021 - 13:36
Redator (a)
Suely Cavalcante
Da esquerda para a direita, o presidente da AMLJ, Júlio Moreira Gomes Filho; desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, José Eulálio Figueiredo de Almeida e Luis Augusto de Miranda Guterres Filho

O desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, vice-presidente e corregedor regional do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), é o mais novo membro da Academia Maranhense de Letras Jurídicas (AMLJ). Ele foi empossado em solenidade realizada ontem (17/8), na sede da AMLJ, onde passou a ocupar a cadeira número 3, antes ocupada pelo desembargador Milson de Sousa Coutinho, que faleceu em 4 de agosto de 2020.
Fundada em 1986, a Academia Maranhense de Letras Jurídicas (Casa Clodomir Cardoso) tem como presidente o advogado Júlio Moreira Gomes Filho, e funciona nas dependências na sede da OAB/Maranhão, localizada na Rua Dr. Pedro Emanoel de Oliveira, nº 01, bairro Calhau. A AMLJ é filiada à Academia Brasileira de Letras Jurídicas e é integrada por 40 juristas maranhenses.

O novo membro da Academia tem formação pela Universidade Federal do Maranhão, professor universitário, ex-Diretor da Escola Judicial do TRT da 16ª Região e membro efetivo do Conematra - Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho e vários escritos de artigos jurídicos publicados.

Natural de São Luís, o atual vice-presidente e corregedor do TRT-MA tomou posse como juiz do trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região em novembro de 2001. Já foi vice-presidente e corregedor do Tribunal no biênio 2005/2007; e presidente no biênio 2007/2009. Foi ouvidor do TRT-MA no biênio 2012-2014. Em novembro de 2012, foi um dos fundadores e eleito o primeiro coordenador-geral do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (COLEOUV). Em 2013, foi reconduzido ao cargo de coordenador-geral do Colégio. Da mesma forma, o Tribunal Pleno do Regional XVI reelegeu o desembargador, por unanimidade, como ouvidor para o biênio 2014-2016, cargo que ocupou até fevereiro de 2015, quando foi eleito e empossado diretor da Escola Judicial do TRT-MA, permanecendo até dezembro de 2017. Foi empossado ainda no cargo de ouvidor substituto do TRT nos biênios 2018-2019 e 2020/2021. Foi membro do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (COLEPRECOR) e da Comissão de Assuntos Legislativos e da Comissão de Precatório e Conciliação do Colégio de Presidentes   
Possui formação acadêmica em Bacharelado em Direito. É doutor em Direito Público e mestre na área de Concentração em Direito Público. Foi professor universitário na disciplina de Processo Civil. Professor da Escola da Magistratura do Trabalho na disciplina Direito Administrativo. Exerceu o cargo de procurador-geral do Município de São Luís. Foi membro do Tribunal de Ética e Disciplina e conselheiro estadual titular da OAB Maranhão. Já proferiu diversas palestras no Maranhão e em outros estados da federação. Tem vários artigos publicados em revista nacional e jornais locais. Também já foi homenageado com várias insígnias. 

429 visualizações