Desembargador do TRT-MA James Magno Farias lança o livro "Direito Constitucional do Trabalho"
O presidente eleito do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) e atual vice-presidente e corregedor, desembargador James Magno Araújo Farias, lança, nesta quinta-feira, às 10h30 da manhã, no Auditório Juiz Ari Rocha, localizado no anexo B do prédio-sede do TRT-MA, o livro "Direito Constitucional do Trabalho - Sociedade e Pós-Modernidade", seguido de sessão de autógrafos.
No primeiro livro publicado pela editora LTr, e com prefácio do ministro Maurício Godinho Delgado, do Tribunal Superior do Trabalho, o desembargador e professor James Magno analisa o Direito do Trabalho no Brasil na pós-modernidade, a partir da perspectiva da vida em um mundo globalizado, em que proliferam manifestações de insatisfação popular, constante metamorfose de classes, multiplicação de novas formas de organização grupal, mudanças nas relações familiares, conflitos jurídicos, e integrações e desintegrações sócio-culturais.
Segundo James Magno, a estrutura social do mundo mudou muito. Um dos aspectos dessa mudança, conforme o desembargador, é a forma de controle de opinião que foi modificada, uma vez que "a mídia foi emparedada pelo acesso direto às redes sociais". Além disso, a instabilidade e a precarização que atualmente permeiam as relações jurídico-econômicas causam um inconstância social e "uma crescente perda do controle da sociedade pelo Estado", observou.
Este é o quarto livro do desembargador James Magno. O primeiro foi "Direitos sociais no Brasil', lançado em 2010. Em 2013, James Magno lançou “A Toda Velocidade Possível: ensaios sobre um mundo em movimento”. Em outubro deste ano, ele lançou o livro "O Labirinto Silencioso: sobre o amor e outras estórias", na Casa do Autor Maranhense, durante a programação da 9ª Feira do Livro de São Luís (FeliS).
Culto ecumênico - o lançamento do livro "Direito Constitucional do Trabalho" vai ser feito logo após o culto ecumênico em ação de graças que será celebrado nesta quinta-feira (17), às 10 horas da manhã, também no Auditório Juiz Ari Rocha, como parte da programação de posse dos novos dirigentes do TRT-MA para o biênio 2016/2017, desembargadores James Magno Araújo Farias e Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, que serão empossados, respectivamente, nos cargos de presidente, e vice-presidente e corregedora. O culto ecumênico vai ser conduzido pelo padre Cláudio Mendes Corrêa, da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Cohafuma; e pelo pastor Antonio Fontes Martins, da Igreja Presbiteriana do Calhau.
Posse - a solenidade de posse dos novos dirigentes vai ser realizada na sexta-feira (18), às 18 horas, na Sala de Sessões do Tribunal Pleno, localizado no andar térreo do prédio-sede do Tribunal. Os novos administradores foram eleitos, por aclamação, em sessão administrativa do Pleno do TRT realizada em 14 de outubro deste ano.