Desembargador Gerson de Oliveira é eleito presidente do CONEMATRA

terça-feira, 21 de Março de 2017 - 12:18
Redator (a)
Rosemary Araujo
Desembargador Gerson de Oliveira, presidente eleito do CONEMATRA.

"Este desafio é também uma honra", afirmou o diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, ao ser eleito, por aclamação, presidente do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (CONEMATRA), na tarde da última quinta-feira (16/3), durante a realização da 52ª Assembleia Geral e Reunião de Trabalho do Colegiado. O magistrado presidirá o CONEMATRA em 2017 e pretende desenvolver ações que destaquem ainda mais a Justiça do Trabalho na área da capacitação de magistrados e servidores.
A nova gestão do CONEMATRA é composta, além do desembargador Gerson de Oliveira como presidente, pelo desembargador Amaury Rodrigues Pinto Júnior (TRT24-MS) como vice-presidente, pela juíza Maria Raquel Ferraz Zagari Valentim (TRT3-MG) como secretária-geral, pelo desembargador David Alves de Mello Júnior (TRT11-AM/RR) e pelo juiz Leandro Krebs Gonçalves (TRT4-RS) como diretores.
O desembargador Brasilino Santos Ramos (TRT10-DF/TO), que presidiu o CONEMATRA na gestão 2015 e foi reconduzido para a gestão 2016, disse que foram dois anos de intenso trabalho. "Nesse período, procuramos realizar um trabalho de valorização das Escolas Judiciais, onde buscamos uma maior aproximação, uma maior integração com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, a ENAMAT, o que se revelou um período muito rico de experiências", considerou o magistrado. Sobre a nova gestão, Brasilino Ramos a reconhece como uma composição valorosa, destacando que o presidente eleito foi seu vice-presidente e, como tal, participou ativamente das atividades. "Juntamente com os demais colegas que compõem a nova Diretoria, o Gerson reúne todas as condições de dar prosseguimento e melhorar ainda mais esse trabalho", finalizou. 
O presidente do TRT16, desembargador James Magno Araújo Farias, disse que foi uma grande felicidade receber o CONEMATRA pela segunda vez no Maranhão e que o evento "é importante exatamente porque trata da formação inicial e continuada de magistrados e servidores da Justiça do Trabalho, visto que as Escolas têm sua importância constitucional, são as responsáveis por essa qualificação". O presidente também está feliz com a eleição do desembargador Gerson de Oliveira: "Tenho certeza que o diretor da nossa Escola Judicial fará uma interlocução muito profícua junto ao CONEMATRA", asseverou.
O presidente eleito do CONEMATRA quer fazer uma gestão que proporcione o crescimento e ainda mais reconhecimento ao colegiado, por meio de ações conjuntas dos TRTs em prol do objetivo comum de capacitar magistrados e servidores cada vez com mais qualidade. "O meu objetivo à frente do CONEMATRA é unir forças para alcançar resultados sempre muito relevantes. Não vou trabalhar sozinho. Conto com o empenho e a dedicação de todos os desembargadores, juízes e servidores envolvidos nesse propósito de fortalecer o Conselho. Para isso, estou disposto a ouvir e considerar, de forma tranquila e equilibrada, as sugestões e opiniões acerca das ações que desenvolveremos. Trabalharemos unidos", afirmou Gerson de Oliveira. 
Uma maior integração com a ENAMAT também está entre os objetivos que Gerson de Oliveira quer empreender à frente do CONEMATRA, a fim de que as Escolas Judiciais tenham um planejamento alinhado às ações nacionais e colaborem na formação profissional dos magistrados do Trabalho. Conforme o Planejamento Estratégico 2015 a 2019 da ENAMAT, essa formação oferece “conteúdo tecnicamente correto, eticamente humanizada, orientada para a defesa do Estado Democrático de Direito e comprometida com a solução justa dos conflitos”.

 

20 visualizações