Desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior lança projeto “Fale Direto com o Presidente”
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, lançou, na quinta-feira (22), durante sessão solene em comemoração aos 25 anos do Regional, o projeto “Fale Direto Com o Presidente”, um canal de comunicação interno, por meio do qual os servidores poderão enviar, diretamente ao presidente, as suas manifestações, sejam elas de críticas, sugestões, elogios, dúvidas ou, ainda, informações. O lançamento integrou a programação de atividades alusivas às comemorações dos 25 anos da instituição. A programação se estende até o fim deste ano. O TRT foi instalado em 26 de maio de 1989.
Durante a cerimônia de lançamento do projeto, o desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior salientou que a ideia de criação da ferramenta é fruto de sua experiência como ouvidor. Na época em que estava à frente da Ouvidoria do Tribunal, criara o canal “Fale direto com o ouvidor’, em razão de ter percebido os anseios da comunidade em não apenas manifestar-se por meio da Ouvidoria, mas, de falar diretamente com o desembargador. “Percebi como nós somos importantes para sociedade”, disse. Dar uma resposta ao jurisdicionado, falar diretamente como ele, ouvi-lo... Isso tudo compreende um caminho para a solução do conflito que ultrapassa, por vezes, os atos processuais corriqueiros.
“Desde o início desta gestão, tenho primado pela prática de receber, pessoalmente, aqueles que manifestam a vontade de falar com o presidente do Tribunal para dirimir dúvidas, contribuir com críticas ou sugestões, de modo a aperfeiçoar o trabalho da administração. Essa aproximação entre mim e os magistrados e servidores, principalmente, tem servido de bússola para que eu possa chegar às aspirações dos que integram a Justiça do Trabalho e, desse modo, desenvolver uma gestão participativa”, comentou o desembargador.
Na oportunidade, o presidente do TRT-MA reiterou que pretende administrar o Tribunal com a ajuda de todos, com a relevante contribuição dos que integram a instituição. “Em razão disso e, principalmente, para tornar transparentes as ações da Presidência e estreitar o nosso relacionamento, e dar voz também àqueles que, por timidez ou coisa que o valha, gostariam de manifestar suas opiniões e não o fazem, estou lançando, neste momento, o ‘Fale direto com o Presidente’, um canal direto de comunicação com o presidente, por meio do qual os servidores poderão enviar as suas manifestações, sejam elas de críticas, sugestões, elogios, dúvidas ou, ainda, informações”, explicou.
Para Luiz Cosmo, “o Fale Direto com o Presidente” serve de estímulo a ele próprio, e ele espera que sirva de estímulo também aos servidores, para mostrar que o presidente não é um ser sozinho; é um ser cercado de colaboradores, todos ouvidos e aptos a ouvir. “Com o ‘Fale direto com Presidente’, estaremos em permanente diálogo, de forma que eu, na medida do possível, irei ler todas as mensagens e respondê-las com o máximo de brevidade. Que cada conversa nossa realizada por meio do ‘Fale direto com o Presidente’ seja uma argamassa para a construção de uma instituição cada vez melhor, no aprimoramento constante de suas atividades administrativas e jurisdicionais”, concluiu o magistrado.
Lançamento: Explanação para acesso à ferramenta – Durante o lançamento do projeto, o secretário-geral da Presidência, Antônio Manoel Costa Silva, fez a demonstração de acesso à nova ferramenta digital.
Já se encontra disponibilizado, no site do Tribunal, na área da Intranet, por meio de um link, o formulário eletrônico para utilização. O servidor vai clicar nesse link “Fale com o presidente” e vai aparecer o formulário eletrônico. Para acesso ao formulário, deverão ser usadas a matrícula e a mesma senha da intranet, que corresponde à senha para acesso ao contracheque.
Feito o acesso ao formulário, já aparecem preenchidos os campos referentes ao nome, setor e e-mail do servidor cadastrado na Coordenadoria de Gestão de Pessoas. Em seguida, o servidor deverá selecionar o tipo de manifestação (informação, sugestão, elogio, reclamação ou denúncia). Logo abaixo, haverá um campo para redigir a sua manifestação, com até 4.000 caracteres.
Enviada a manifestação, o servidor irá receber no seu e-mail cadastrado a confirmação de que o presidente recebeu a sua manifestação. O presidente, então, vai responder à manifestação por meio de outro link administrativo interno. E essa resposta será enviada para o mesmo e-mail do servidor.