Desembargador Luiz Cosmo reúne gestores do Biênio 2014-2015 para agradecimentos
"Não se consegue administrar nada sem uma boa equipe. Daí a importância da escolha dessas pessoas", declarou o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, na tarde desta quarta-feira (16/12), no Gabinete da Presidência, ao reunir secretários, coordenadores e chefes das seções e dos setores institucionais. A reunião visou a agradecer aos gestores do Biênio 2014-2015, que finda neste dezembro, pela dedicação e pelo empenho com que exerceram seus cargos, fazendo jus à confiança depositada pelo presidente quando este assumiu a administração do Tribunal.
Segundo o desembargador, com a multiplicação das tarefas e o aumento das exigências dos conselhos superiores, os gestores são a "extensão da mão do presidente". Disse, ainda, sentir-se feliz com o trabalho realizado por todos, de maneira unida e comprometida: "Administrar um tribunal é mesmo assim, cada um faz um pouco e deixa a sua marca. A minha marca foi dar prioridade ao 1º Grau e valorizar, notadamente, os servidores. Vocês são testemunhas de que um dos meus primeiros atos como presidente deste Tribunal foi regulamentar os critérios de remoção de servidores. Quero agradecer imensamente a todos vocês, pois eu não queria fazer nada de extraordinário, mas o que fizemos de bom é louro de todos nós e o que não foi tão bom é responsabilidade nossa também".
O juiz auxiliar do Gabinete da Presidência, Carlos Gustavo Brito Castro, agradeceu ao desembargador Luiz Cosmo pela confiança que recebeu e pelo trabalho que realizaram juntos. Agradeceu também aos gestores pela colaboração e disponibilidade durante toda a gestão: "Foi muito bom esse período em que trabalhamos juntos. Espero ter contribuído com vocês e com o Tribunal, pois tenho certeza que todos vocês contribuíram muito comigo. Sou um juiz melhor, sou uma pessoa melhor depois desses dois anos que passamos aqui. Entramos com alegria e estamos saindo com alegria. Agradeço ao presidente Luiz Cosmo pela confiança. Cumprimos nossa tarefa", finalizou o magistrado, que, na ocasião, foi elogiado pelo desembargador presidente. Luiz Cosmo destacou a atuação do juiz escolhido para auxiliar a gestão. À época da escolha, Gustavo Castro era presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região (Amatra XVI) e sua presença no Biênio 2014-2015 objetivou manter um relacionamento institucional harmonioso com a entidade. "Eu queria mostrar a boa relação que eu pretendia ter com Amatra e um dos critérios para termos o Gustavo aqui foi justamente isto. Ele honrou a escolha participando ativamente da administração", afirmou o presidente.
O desembargador Luiz Cosmo também destacou sua constante preocupação, ao tomar decisões, com o futuro do Tribunal, com a próxima gestão, segundo ele, fazendo questão da participação do vice-presidente e corregedor, desembargador James Magno Araújo Farias, e da Amatra no deslinde das questões postas à apreciação da administração. O Sindicato dos Trabalhadores no Judiciário Federal e Ministério Público da União no Estado do Maranhão (SINTRAFUJE-MA) também foi alvo da atenção do presidente que termina o mandato. Por diversas vezes, ao longo da gestão, Luiz Cosmo deliberou iniciativas negociadas com o Sindicato e, em especial, as relativas à greve dos servidores em 2015, quando o desembargador abraçou a causa e apoiou as reivindicações da categoria junto ao Congresso Nacional.
Ao final da sua fala, o presidente reiterou os agradecimentos, desejou boas festas e que 2016 seja de grandes felicidades a todos. E franqueou a palavra aos gestores, que se manifestaram também em agradecimentos pela confiança recebida por parte da administração e pela oportunidade de colaborar ativamente com o Tribunal.