Desembargadora do TRT-MA entrega comenda da Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho a ministros do TST
A desembargadora e diretora da Escola Judicial do TRT da 16ª Região, Márcia Andrea Farias da Silva, entregou, na última quarta-feira (8/8), a comenda da Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho do Maranhão, no grau Grã-Cruz, aos ministros do Tribunal Superior do Trabalho Luiz Philippe Vieira de Mello Filho e Augusto César Leite de Carvalho. A solenidade ocorreu durante a 5ª reunião ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores da Justiça do Trabalho do Brasil (Coleprecor), no TST, em Brasília. Indicados pela desembargadora Márcia Andrea, os ministros não puderam comparecer à solenidade de entrega das comendas realizada na sede do TRT-MA, em 25 de maio deste ano, quando 32 personalidades foram condecoradas.
A presidente do TRT-MA, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro; e o vice-presidente e corregedor, desembargador Américo Bedê Freire, também participaram da solenidade, além de outros ministros do TST, presidentes e corregedores de TRTs, juízes de 1º grau, e outras autoridades e servidores.
A desembargadora Solange Cordeiro fez uma saudação aos homenageados, ressaltando a atuação dos ministros na Justiça do Trabalho. "Os homenageados deste dia estão aqui por mérito”, afirmou. Ela também falou da grande satisfação do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região em receber “os ministros Luiz Philippe Vieira de Mello Filho e Augusto César Leite de Carvalho no quadro de personalidades agraciadas com a insígnia da Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho".
OTMJT - A comenda Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho da 16ª Região foi instituída pela Resolução Administrativa nº 42, de 14 de março de 1990, alterada pela Resolução Administrativa nº 207, de 9 de setembro de 2013, e é entregue a cada dois anos, por ocasião do aniversário de instalação do Tribunal, que completou 29 anos em 26 de maio deste ano. Os homenageados são indicados pelo Conselho da Ordem, que é composto pelos oito desembargadores do TRT-MA. O Conselho tem como Grã-Mestre a presidenta do TRT-MA, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro. Cada membro do Conselho pode indicar até cinco nomes. A Ordem possui os graus de condecorações Grão-Colar, Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
A comenda é outorgada a juristas eminentes e outras personalidades nacionais ou estrangeiras que tenham se destacado no Direito do Trabalho ou prestado relevantes serviços à Justiça do Trabalho, e servidores públicos que, por seus méritos funcionais, se tenham tornado alvo de distinção. Também poderão ser agraciadas com as insígnias da Ordem as instituições ou as suas bandeiras, pelos serviços prestados à Justiça do Trabalho e outras personalidades nacionais ou estrangeiras que, a juízo do Conselho, possam figurar nos quadros da Ordem.
Redação: Kellyne Lobato - estagiária de Jornalismo
Jornalista responsável: Suely Cavalcante.