Desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva eleita presidente do TRT-MA

segunda-feira, 18 de Maio de 2009 - 16:37
Des. Márcia Andrea foi eleita presidente do TRT para o biênio 2009/2011
Des. Ilka Esdra foi eleita vice-presidente e corregedora do TRT

Foram eleitos nesta segunda-feira (18) os novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) para o biênio 2009/2011. As desembargadoras Márcia Andrea Farias da Silva e Ilka Esdra Silva Araújo foram eleitas, por unanimidade, em sessão do Tribunal Pleno, para os cargos de presidente e vice-presidente e corregedora, respectivamente.

A posse está marcada para o próximo dia 19 de junho. Atual vice-presidente e corregedora do TRT, a desembargadora Márcia Andrea Farias substituirá na presidência do Tribunal o desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho que dirige a instituição no biênio 2007/2009 e encerra sua gestão no próximo mês. Gerson de Oliveira Costa Filho parabenizou as desembargadoras eleitas, desejou-lhes sucesso e disse que estará sempre à disposição para colaborar com a futura gestão. A desembargadora Márcia Andrea confessou o grande orgulho que sentiu ao lhe ter sido confiada pelos desembargadores, por vontade livre, harmoniosa e unânime, a missão de assumir, em junho, a direção do TRT pelos próximos dois anos. Ela disse que quer fazer o TRT da 16ª Região ainda maior, mais próspero, mais eficiente e produtivo do que já o é. Márcia Andrea afirmou que a presença da desembargadora Ilka Esdra, na vice-presidência e corregedoria, é uma garantia de que a missão será menos difícil e mais segura. A desembargadora acredita na colaboração de desembargadores, juízes de 1º grau e servidores para o sucesso da gestão e garantiu que uma das prioridades de sua administração será a política de valorização de magistrados e servidores, em especial, no que se refere à capacitação. A desembargadora Ilka Esdra também agradeceu o apoio e crédito de confiança dos desembargadores e ressaltou que pretende continuar o trabalho dos que a antecederam. "Tenho certeza que, com a equipe que temos, daremos continuidade aos serviços, preparando o Tribunal para oferecer o melhor tipo de prestação de serviços à comunidade", concluiu.

MÁRCIA ANDREA Márcia Andrea Farias foi procuradora do Trabalho da 16ª Região e tomou posse no cargo de desembargadora do TRT-MA em 2003. Como membro do Ministério Público do Trabalho, foi coordenadora de Defesa dos Interesses Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos. Também foi integrante da Coordenadoria Nacional para a Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação de Discriminação, da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Escravo e do Núcleo de "Trabalho Portuário". Foi articuladora e auxiliadora na Fundação do Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho no Maranhão. Além de vice-presidente e corregedora do TRT-MA, a desembargadora Márcia Andrea Farias é presidente da Comissão Permanente de Conciliação da Justiça do Trabalho do Maranhão.

ILKA ESDRA Ouvidora Judiciária do TRT-MA desde março de 2006, a desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo ingressou na magistratura do Trabalho maranhense em 1994, no cargo de juíza do Trabalho Substituta. Foi presidente da então Junta de Conciliação e Julgamento de Imperatriz, assumiu a titularidade das Varas do Trabalho de Bacabal, Chapadinha e da 2ª Vara do Trabalho de São Luís. Em 2005 assumiu o cargo de desembargadora pelo critério de merecimento. Além de Direito, é graduada em Administração de Empresas e é mestra em Direito.

91 visualizações