Dia Mundial da Água: TRT-MA incentiva o consumo consciente dos recursos hídricos 

quarta-feira, 22 de Março de 2023 - 10:52

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), em comemoração ao Dia Mundial da Água, que é celebrado nesta quarta-feira (22) chama a atenção para o consumo consciente dos recursos hídricos do planeta. A ação está sendo coordenada pelo Setor de Gestão Socioambiental e tem como objetivo principal sensibilizar para pequenas mudanças de atitudes que contribuirão para a promoção de um ambiente mais sustentável.
Neste ano, a iniciativa tem como tema “Hoje eu estou fazendo algo pequeno. E quanto a você?”, foco escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para divulgação da data em 2023, que traz nas peças gráficas a figura de um beija-flor com gotas de água caindo do bico. A imagem faz referência à famosa fábula do beija-flor que, diante de um incêndio e da fuga dos outros animais da floresta, tentava apagar o fogo com as gotas de água que conseguia carregar no seu bico. Foram preparadas imagens para notícia, redes sociais e banner eletrônico, visando a conscientizar sobre a necessidade da contribuição coletiva e de cada um fazer a sua parte na preservação dos recursos hídricos. 
A ação também está alinhada ao Plano de Logística Sustentável (PLS) do TRT-MA, no qual a racionalização do consumo de água é um indicador socioambiental avaliado, e faz alusão ao cumprimento da Meta 12 (ODS12) e da Meta 14 (ODS14) da Agenda 2030 da ONU, que visa a assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis, e conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos. 
Dia Mundial da Água - a data foi criada pela ONU por meio de resolução, em 1993, e é um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos, propondo aos países uma reflexão sobre a busca de soluções para os conflitos entre a oferta e a demanda do recurso ao redor do mundo. 
PLS 2023-2024 - O Plano de Logística Sustentável foi criado por meio da Portaria do Gabinete da Presidência nº 1.187/2015, considerando a necessidade de articular ações de planejamento e gestão institucional para estimular a adoção de novos padrões e ações que estimulem o aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público, uso sustentável de recursos naturais, fomentando adequada gestão de resíduos gerados, promoção de contratações sustentáveis, gestão sustentável de documentos, sensibilização e capacitação do corpo funcional. Atualmente, está em vigor no TRT o PLS 2023-2024. O Plano tem 17 indicadores estratégicos, previamente aprovados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelecem parâmetros de consumo para serviços e materiais e funcionam como uma ferramenta de planejamento, que permite a institucionalização de práticas de sustentabilidade. Saiba mais sobre o PLS 2023-2024

 

183 visualizações