Dia Mundial da Terra: TRT-MA investe na conscientização da preservação ambiental

quinta-feira, 20 de Abril de 2023 - 15:30

O Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região (Maranhão), em comemoração ao Dia Mundial da Terra, que é celebrado no próximo sábado (22/4), chama a atenção para a responsabilidade de todos na promoção do desenvolvimento sustentável. A ação está sendo coordenada pelo Setor de Gestão Socioambiental e tem como objetivo principal sensibilizar para pequenas mudanças de atitudes que contribuem na promoção de um ambiente mais sustentável.
A iniciativa alusiva ao Dia Mundial da Terra faz parte da campanha anual do TRT-16 que tem como tema “Desenvolvimento Sustentável: essa responsabilidade também é nossa”. Foram preparadas imagens para notícia, redes sociais e banner eletrônico, visando conscientizar sobre a necessidade da contribuição coletiva e de cada um fazer a sua parte na preservação do meio ambiente.
A atitude institucional de conscientização também está alinhada ao Plano de Logística Sustentável (PLS) do TRT-MA, no qual a racionalização do consumo de papel, copos descartáveis, água, energia elétrica e resíduos sólidos são indicadores socioambientais avaliados. Também faz alusão ao cumprimento das metas da Agenda 2030 da ONU, que visa assegurar padrões de produção, consumo e moradia sustentáveis, e proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres.
Mudanças climáticas – mudanças de atitude
Vários estudos sugerem que o ser humano é peça-chave nas mudanças climáticas. A emissão de gases de efeito estufa está contribuindo ativamente para o aumento da temperatura do planeta. As mudanças climáticas são reais e impactam todas as espécies que vivem na Terra, incluindo os seres humanos.
Diante desse cenário, o TRT-16 reconhece a importância de tomar medidas firmes e constantes para fazer a diferença e trabalhar em ações produtivas durante todo o ano. 
Confira algumas medidas simples que podem ser adotadas no dia a dia para ajudar a contribuir para o desenvolvimento sustentável:
● Economize energia: não deixe as luzes acesas em locais em que não há pessoas no momento; evite deixar eletroeletrônicos em standy-by; invista em lâmpadas de LED; e não passe muito tempo no banho.
● Economize água: diminua o tempo de banho; reaproveite a água da máquina de lavar para lavar calçadas, por exemplo; capte água da chuva; mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes; e arrume rapidamente vazamentos.
● Separe seu lixo em reciclável e orgânico, e sempre descarte-o em local adequado.
● Ao caminhar na praia, recolha o lixo encontrado ao seu redor, evitando que o mar leve de volta o que pode causar a morte de animais marinhos. 
● Reduza o consumo de plástico.
● Em distâncias pequenas, utilize menos o carro.
● Evite comprar coisas que não são necessárias. Opte pelo consumo consciente.
● Ensine seus filhos, familiares, amigos e todas as pessoas ao seu redor como preservar o meio ambiente.
Dia Mundial da Terra 
A data é celebrada em mais de 190 países, os quais manifestam seu compromisso com a proteção e preservação dos recursos naturais, do ambiente e da sustentabilidade da Terra e visam reconhecer a importância do planeta. As comemorações do Dia da Terra iniciaram nos Estados Unidos em 1970, promovidas pelo senador americano Gaylord Nelson (1916-2005), que organizou um fórum ambiental chamando a atenção de cerca de 20 milhões de participantes, ficando a data reconhecida como o maior evento cívico do planeta e representando o lançamento do movimento ambiental moderno.
Em 2023, o Dia Mundial da Água é marcado pela sua 53ª edição com o tema geral “Invista no nosso planeta”, que destaca a importância de se dedicar tempo, recursos e energia para resolver as alterações climáticas e outros problemas ambientais, e alerta para a necessidade de promover um desenvolvimento sustentável, gerando reflexos na economia, produção e consumo, reconhecendo-o como fator fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações.

 

Com informações do Setor de Gestão Socioambiental.

 

92 visualizações