Dia Mundial do Planeta Terra: TRT-16 celebra a data e destaca a promoção da sustentabilidade

segunda-feira, 22 de Abril de 2024 - 14:03

Em comemoração ao Dia Mundial do Planeta Terra, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, por meio do Setor de Gestão Socioambiental, celebra não apenas a beleza e a diversidade do nosso planeta, mas também destaca a necessidade de reafirmar o compromisso com a proteção ambiental e a sustentabilidade. Afinal, o desconhecimento pode causar danos irreversíveis ao meio ambiente, do qual nossa vida e bem-estar dependem. Por outro lado, podemos alcançar uma vida segura e confortável para todos, assegurando um ambiente que atenda às demandas de mudanças positivas e esperanças humanas.


A origem da celebração desta data remete a um grande protesto ocorrido no dia 22 de Abril de 1970 nos Estados Unidos. Naquela ocasião, cerca de 20 milhões de pessoas foram às ruas para protestar contra o derramamento de óleo, poluição e contaminação dos rios. Esse movimento de pressão social resultou em conquistas significativas: o governo dos EUA criou a Agência de Proteção Ambiental (EPA) juntamente com um conjunto de leis para proteção do meio ambiente. Dois anos depois, realizou-se em Estocolmo a primeira conferência internacional sobre o ambiente, chamada "Cúpula da Terra de Estocolmo". A oficialização do Dia Internacional da Mãe Terra ocorreu em 2009, quando as Nações Unidas declararam que a data seria comemorada anualmente em 22 de abril.


O TRT-16 promove ações para reduzir o impacto ambiental de suas atividades e promover o desenvolvimento sustentável em todas as áreas e serviços. Entre as ações, o Tribunal implementou o Plano de Logística Sustentável (PLS), que estabelece indicadores e metas para 17 temas principais, incluindo gestão de resíduos, consumo de energia, qualidade de vida e capacitação em sustentabilidade. O objetivo é construir um novo modelo de cultura institucional a fim de inserir critérios de sustentabilidade às atividades da instituição. Tais campanhas estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e a Agenda 2030, bem como as diretrizes da Política de Logística Sustentável do Poder Judiciário.


O Setor de Gestão Socioambiental destaca que pequenas ações podem ter um grande impacto na sustentabilidade. Entre elas, prefira documentos digitais, imprima apenas quando necessário, substitua os bilhetes de papel por notas autoadesivas disponíveis no computador e utilize copos não descartáveis. Promova a coleta seletiva de resíduos e conscientize sobre a importância da redução do uso de copos descartáveis e do consumo consciente de água e energia. Tais ações ajudam a conservar os recursos naturais e a reduzir o impacto ambiental no dia a dia.

58 visualizações