Diagnóstico e Modelagem de Processos de GSTI é apresentado em reunião da TI do TRT-MA

quinta-feira, 23 de Outubro de 2014 - 11:03
Redator (a)
Rosemary Araujo
Revisor (a)
Rosemary Araujo
Edson Gaseta.

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) realizou, na última segunda-feira (20/10), no Auditório “Maria da Graça Jorge Martins” da Escola Judicial (EJud), reunião de apresentação do diagnóstico dos processos, relativa à primeira fase do Projeto de Diagnóstico e Modelagem de Processos de Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação, com base nas boas práticas do ITIL-V3 e no modelo de maturidade do framework de controle COBIT versão 4.1.

A apresentação foi conduzida por Edson Gaseta, diretor de projetos do Centro de Pesquisa em Desenvolvimento (CPqD), instituição contratada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) para implantação do projeto, e contou com a presença do coordenador-geral da Escola Judicial, juiz Bruno de Carvalho Motejunas, e do presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 16ª Região (AMATRA XVI), juiz Fernando Luiz Duarte Barboza, ambos membros da Comissão de Tecnologia da Informação do TRT-MA. Também participaram os servidores da CTIC e da Secretaria de Gestão Estratégica. 

Rômulo José Maia Moura, coordenador da CTIC, esclareceu que o objetivo do projeto é proceder à reestruturação dos processos de Tecnologia da Informação, visando a melhorar a qualidade dos serviços prestados nessa área, bem como a buscar a excelência no atendimento, contribuindo para a celeridade na prestação jurisdicional e para o acesso à justiça. O trabalho terá três fases, com previsão de conclusão da terceira e última etapa em abril de 2015. “Nesta primeira etapa, foi feito o diagnóstico da situação atual. Além do mapeamento dos processos que este projeto contempla, teremos a implantação da ferramenta de registro de chamados e controles de ocorrências e, por fim, a contratação de uma Central de Serviços de primeiro e segundo níveis de atendimento, quando passaremos a ter um único ponto de contato do usuário com a TI”, explicou o coordenador.

O projeto, cuja segunda fase tem data de início prevista para dia 10/11, ainda tem como objetivos específicos os diagnósticos e modelagem da Central de Serviços; do Gerenciamento de Catálogo de Serviço; Gerenciamento de Incidentes; Gerenciamento de Problemas; Cumprimento de Requisição; Gerenciamento da Configuração e Ativos de Serviço; Gerenciamento de Mudanças; Gerenciamento de Liberação e Implantação; e Gerenciamento do Nível de Serviços. 

 

36 visualizações