Diretora da EJUD16 e juízes do TRT-MA fazem visita à Vale

quarta-feira, 21 de Novembro de 2018 - 14:26
Desembargadora Márcia e juízes das VTs de São Luís e do interior percorrem as instalações da Vale
Uma parada para conhecer a história da empresa

A diretora da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (EJUD16), desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, o coordenador da Escola Judicial, juiz Paulo Fernando da Silva Santos Júnior, e mais 10 juízes da Justiça do Trabalho no Maranhão visitaram as instalações da empresa Vale, em São Luís, na manhã do dia 9 deste mês. A visita é uma iniciativa da EJUD16, que pretende visitar grandes empresas do Estado, a fim de conhecer mais de perto a realidade das relações de trabalho ali existentes, auxiliando nas decisões proferidas diariamente pelos magistrados.
A visita guiada pelas instalações da empresa foi conduzida pelo gerente jurídico, Rômulo Nelson, e pela analista de Comunicação da Vale, Gabriela Ramos. O roteiro foi iniciado pelo Centro de Controle Operacional (CCO), onde foram recebidos pelo gerente executivo da Estrada de Ferro Carajás, Cláudio Mendes, e pelo gerente do Centro de Controle, Marcelo Fazza, que fizeram uma apresentação sobre a Vale, falando de sua história, atuação, setores, a Estrada de Ferro Carajás, o trem de passageiros, o Parque Botânico da Vale, as cidades por onde a ferrovia passa e projetos sociais desenvolvidos junto a comunidade, funcionamento da rota do minério, tecnologias que garantem eficiência e procedimentos de segurança realizados junto aos funcionários, além de um vídeo institucional. O CCO é responsável por realizar o controle, a manutenção do tráfego, a comunicação com os maquinistas e o suporte técnico necessário.
Durante a visita, a desembargadora e os juízes conheceram o Centro de Treinamento e Engenharia (CTE), responsável por realizar a capacitação dos funcionários que atuam na empresa e onde ficam os simuladores para o treinamento. Os visitantes tiveram acesso a área do pier IV, um dos maiores da Vale e onde atracam os maiores navios do mundo. O complexo é composto ainda pelo pier I e pier III e tem a capacidade de operar até 5 navios simultaneamente.
Outros locais visitados foram o Pátio de estocagem, Centro de trocas e manutenção de rodeios, onde visualizaram os viradores de vagões e o mirante, bem como as etapas de transporte, descarga e procedimentos que passam o minério de ferro, manganês, a pelota, etc. Por fim, conheceram o Projeto Meu Canto - ambiente colaborativo da empresa -, a Gerência da Operação Ferroviária, e almoçaram no restaurante da Vale.
Ao final da visita, Gabriela Ramos e Rômulo Nelson agradeceram, em nome da Vale, aos visitantes, torcendo para que todos saíssem com uma visão de como são os procedimentos realizados e o dia a dia da empresa.
Magistrados - além da desembargadora Márcia Andrea e do juiz Paulo Fernando, também estiveram na Vale os magistrados Manoel Lopes Veloso Sobrinho, titular da 3ª Vara do Trabalho de São Luís; Manoel Joaquim Neto, titular da Vara do Trabalho de São João dos Patos, atualmente convocado para exercer a função de Juiz Auxiliar da Corregedoria; e os juízes do trabalho substitutos Angelina Moreira de Sousa Costa, Carolina Burlamaqui Carvalho, Elzenir Lauande Franco, Gabrielle Amado Boumann, Guilherme José Barros da Silva, Inaldo André Terças Santos, Jedson Marcos dos Santos Miranda e Ticiano Maciel Costa.
Redação: Adriana Moraes (estagiária de Relações Públicas)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante.
Fotos: Romeu Ribeiro

25 visualizações