Divulgada a agenda da ministra corregedora-geral da Justiça do Trabalho para Correição no TRT-16
De 24 a 28 de junho deste ano, a Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (CGJT) realizará Correição Ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA). De acordo com o Gabinete da Presidência do TRT-16, a agenda da corregedora-geral da Justiça do Trabalho, ministra Dora Maria da Costa, iniciará na próxima segunda-feira (24/6), com uma reunião com a presidente do TRT-16, desembargadora Márcia Andrea Farias, e os servidores e servidoras chefes/responsáveis pelos setores do Tribunal envolvidos na Correição Ordinária, para as devidas apresentações.
Ainda pela manhã, está prevista uma reunião reservada da ministra corregedora-geral com a presidente do TRT-16, desembargadora Márcia Andrea, e com o vice-presidente e corregedor regional, desembargador Carvalho Neto. Pela tarde, a corregedora-geral estará à disposição dos demais desembargadores e desembargadoras do TRT-16.
Na terça-feira (25/6), a ministra corregedora-geral visitará o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Soluções de Disputa (Cejusc-JT), em seguida, a Escola Judicial da 16ª Região, na companhia da desembargadora Solange Cristina Passos de Castro, diretora da EJud16.
Na quarta-feira (26/6), a ministra realizará audiência pública para receber reclamações e sugestões que visem ao aprimoramento dos serviços prestados pela Justiça do Trabalho no Maranhão. Serão atendidos(as) os(as) interessados(as) que agendaram previamente a reunião. À tarde, a ministra estará à disposição dos juízes e juízas de 1° Grau do TRT-16 que também solicitaram o agendamento prévio.
Já na quinta-feira (27/6), a ministra Dora Maria da Costa estará reunida com a equipe de Correição e terá um período reservado para o agendamento de outros compromissos institucionais.
No quinto e último dia, 28 de junho, ocorrerá a sessão de encerramento da Correição Ordinária e o momento da Leitura da Ata em sessão plenária administrativa. Logo após, está programada a entrevista coletiva com a imprensa, marcada para às 10h.
Correição - A Correição é um procedimento que visa verificar como está sendo feita a prestação jurisdicional pelo órgão trabalhista e está prevista no Regimento Interno da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. Durante a Correição, a corregedora-geral examina processos, registros e documentos do órgão em análise. Ao final, a ministra apresenta suas conclusões, acompanhadas de determinações e recomendações, para a regularidade dos serviços judiciários.
Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho - É o órgão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) incumbido da fiscalização, disciplina e orientação da administração da Justiça do Trabalho sobre os Tribunais Regionais do Trabalho, seus juízes e juízas e serviços judiciários.