"É preciso olhar o presente com olhos no futuro"

quinta-feira, 29 de Setembro de 2011 - 15:35
Redator (a)
Wanda Cunha
Marcos Fernando Fontoura dos Santos Jacinto

“Se nós não planejarmos, outro fará por nós, por nós ou contra nós”, observou o assessor de Sistemas Institucionais da SEPLAN-MA, Marcos Fernando Fontoura dos Santos Jacinto, durante o II Seminário de Gestão Estratégica do TRT 16, realizado no auditório “Ari Rocha”, na sede do Tribunal nos dias 27 e 28/09/2011, com patrocínio da CAIXA e Banco do Brasil.  O assessor iniciou o ciclo de palestras do primeiro dia, falando sobre “A Gestão Estratégica e Suas Implicações na Implementação de Projetos em Organizações Públicas”.

Marcos Fernando Santos Jacinto teceu comentários sobre a importância da implementação de projetos em organizações públicas. Disse que o futuro são nossas atitudes e que, atualmente, percebem-se três visões: a tradicionalista (que vê o hoje arraigado ao passado), a pragmática (voltada para o hoje, mas com pretensões imediatistas); e a estratégica, que olha o presente com os olhos no futuro.   Para ele,  é a estratégica que reflete a visão das organizações.

“Os produtos e serviços sempre devem estar atualizados, renovados, porque as mudanças ocorrem todo o tempo”, lembrou. As mudanças a que ele se refere são as mudanças  nas tecnologias, estilos de vida, regulamentações, demografia (crescimento e perfil da população), na geopolítica e tantas outras. “Só há duas coisas certas nesta vida: a mudança e a morte”, enfatizou.

Dentre outros assuntos, o assessor da SEPLAN abordou os principais obstáculos e desafios das organizações; as metodologias de projetos, os planos de ação, estratégicas, objetivos e metas. Também falou sobre as gestões, dentre as quais as de escopo, custo, qualidade, recurso humanos, comunicações e aquisições.

O expositor também falou sobre o Balanced Scorecard (BSC), uma metodologia de medição e gestão de desempenho, utilizada, inclusive, no desenvolvimento do planejamento estratégico do TRT-MA. “As estratégias devem ser um processo contínuo e alinhado dentro das organizações. A missão é o que faço. A visão  significa onde eu quero chegar no futuro”, explicou. O BSC foi desenvolvido por Robert Kplan e David Norton, professores da Havard Business School, em 1992.

O palestrante - Marcos Fernando F. S. Jacinto é graduado em engenharia pela UnB-Brasília, Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – RJ, Especializado em Marketing pela ESPM/SP, com curso de extensão em Gestão Estratégica na University of Virginia - USA. Possui destacada experiência em Gestão de Negócios, Operações, Vendas e Gestão Estratégica.

Com mais de dez anos de experiência profissional em empresa multinacional do grupo da United Technology Corporation, ocupou diversas posições como gerente geral de unidades de negócios, em vários estados do Brasil e trabalhou no desenvolvimento de projetos globais nos Estados Unidos e Japão. Como consultor de empresas, desenvolveu projetos na área de modelagem de processos, arquitetura organizacional, análise de mercado e gestão estratégica. Trabalhou na gestão de um Fundo de Investimento e Participações, no banco Banif, e trabalha atualmente na gestão de projetos de Sistemas Institucionais e no desenvolvimento de um escritório de projetos, na Seplan/MA.

Na área acadêmica, possui sete anos de experiência, sendo dois anos em função de coordenação em Instituição de Ensino Superior, além de docência em disciplinas das áreas de Gestão Estratégica, Modelagem Organizacional, Marketing e Negócios, em cursos de graduação e pós-graduação em universidades de destaque no Brasil. Atualmente, é professor da FGV Management- RJ, no curso de Planejamento, Orçamento e Gestão Pública e professor da FGV online, em cursos na área de gestão estratégica.

 

19 visualizações