Editora alemã publica quarto livro de servidor do TRT-MA

segunda-feira, 22 de Fevereiro de 2016 - 12:57
Redator (a)
Suely Cavalcante
Sequência dos livros publicados pela editora alemã
Marcelo comemora a publicação dos livros

O engenheiro Marcelo Henrique Bandeira Costa de Alencar, chefe do Setor de Gestão Socioambiental do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), acaba de ter mais um livro publicado por Novas Edições Acadêmicas, marca comercial da editora alemã OmniScriptum GmbH & Co.KG. Marcelo é coautor do livro "Elaboração de projeto técnico de aterro sanitário de pequeno porte. Uma experiência no município de Nova Colinas/MA", resultado de um trabalho monográfico do ex-aluno e atual engenheiro ambiental Jailson Rego Ribeiro, que foi orientado por Marcelo na graduação do curso na Universidade Ceuma. A obra foi publicada em 25 de janeiro deste ano.  

Conforme o livro, a destinação adequada dos resíduos sólidos é uma importante ferramenta para a promoção do bem-estar das populações urbanas, mesmo em municípios de pequeno porte, uma vez que evita a proliferação de vetores transmissores de doenças, minimiza a contaminação do solo e das águas subterrâneas, bem como diminui consideravelmente a emissão de odores desagradáveis nas imediações do local de sua deposição. Por isso, o trabalho envolveu a elaboração de estudo técnico sobre a questão do lixo em Nova Colinas, demonstrando que as soluções de tratamento e deposição adequada são aplicáveis mesmo em municípios com menor contingente populacional.

De acordo com Marcelo, este é o quarto livro publicado pela editora alemã e o terceiro em que ele é coautor. O primeiro foi “Tratamento alternativo de dejetos sanitários. Uma experiência prática”, publicado em 07/03/2014. Tema de sua dissertação defendida em 2009 pelo mestrado em Saúde e Ambiente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na linha de pesquisa a área de qualidade ambiental, a obra aborda a tecnologia do banheiro seco, um sistema sanitário de tratamento dos dejetos humanos que utiliza matéria orgânica seca na descarga em vez de água, revelando-se como uma "alternativa viável considerando seu baixo custo e o significativo histórico de experiências bem-sucedidas no Brasil”, explicou.

O segundo e o terceiro livros também foram resultados de monografias de ex-alunos orientados por Marcelo. "Urbanização e hidrologia na sub-bacia do rio Gangan em São Luís/MA. Efeitos no período de 1993 a 2010",  publicado em 15/04/2015, em coautoria com o engenheiro ambiental Lucas Jardim Athayde, analisa os efeitos no escoamento superficial da sub-bacia hidrográfica urbana do rio Gangan, localizado no bairro Turu, no Município de São Luís, visando comparar o comportamento hidrológico em diferentes cenários históricos de urbanização a partir da análise da ocupação urbana nos anos de 1993, 2001 e 2010.

O terceiro em que é coautor é o livro "Simulação computacional aplicada à drenagem urbana em São Luís/MA. Uma análise com auxílio do software Storm and Sanitary Analysis", publicado em 14/08/2015, que foi o trabalho de conclusão de curso do hoje engenheiro ambiental Sebastião Vieira Coimbra Neto. Em síntese, trata-se de um projeto de drenagem urbana de uma área no bairro Vinhais, com sérios problemas de alagamento, fazendo uso do software Storm and Sanitary Analysis, objetivando demonstrar as melhorias de desempenho e produtividade decorrentes da sua utilização.

"É importante destacar que o mérito maior dos últimos três livros é dos alunos que orientei. Entrei como coautor por ter ajudado a elaborar e, posteriormente, publicar os trabalhos", disse Marcelo. Ele ressaltou que enviou as monografias à editora alemã, que as aprovou e publicou em virtude da qualidade dos trabalhos elaborados.
O servidor mantém uma página no facebook voltada à divulgação do primeiro livro e, posteriormente, utilizada para tratar de informações relacionadas à tecnologias sobre saneamento ambiental. As pessoas interessadas no tema podem acompanhar clicando aqui.

Os livros estão à venda no site da Novas Edições Acadêmicas e são cobrados em Euro (€). Clique no nome de cada livro para ser direcionado ao site de compra: Tratamento alternativo de dejetos sanitários. Uma experiência prática; Urbanização e hidrologia na sub-bacia do rio Gangan em São Luís/MA. Efeitos no período de 1993 a 2010; Simulação computacional aplicada à drenagem urbana em São Luís/MA. Uma análise com auxílio do software Storm and Sanitary Analysis; Elaboração de projeto técnico de aterro sanitário de pequeno porte. Uma experiência no município de Nova Colinas/MA.

Marcelo Henrique Bandeira Costa de Alencar é analista judiciário do TRT-MA. Engenheiro civil, formado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), tem MBA em gestão ambiental pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); é especialista em Sistemas Construtivos de Edificações e mestre  em Saúde e Ambiente pela UFMA. É professor universitário, avaliador de imóveis, projetista de infraestrutura urbana e consultor ambiental.

40 visualizações