EJud-16 promove curso de LIBRAS para aperfeiçoar atendimento ao público

sexta-feira, 16 de Agosto de 2024 - 10:21
Redator (a)
Gustavo Melo
Revisor (a)
Cícero Brito

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA) vai promover o “Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais”, ministrado pela instrutora Angelina Freitas. Com carga horária de 20 horas, o evento será realizado no auditório da EJud16, nos dias 21, 22 e 23 de agosto, e é destinado a servidores, servidoras, terceirizados e terceirizadas da capital e do interior que trabalham com atendimento ao público.
A EJud busca fornecer conhecimentos básicos em Libras e capacitar servidores a prestar atendimento, em Libras, a respeito dos trâmites processuais e rotinas aplicadas a instituições públicas. Através de conteúdos teóricos e vivência prática, o curso levará o servidor a conhecer um pouco sobre a Libras, ensinando os conceitos básicos, bem como os conteúdos mais úteis no cotidiano, fomentando seu interesse em aprender cada vez mais.
A apresentação terá conceitos sobre surdez, abordando métodos de prevenção e cuidados para diferentes fases da vida, desde a gravidez até a idade adulta. A estrutura do curso explora a universalidade da comunicação gestual, enfatizando a importância da LIBRAS. Os participantes aprenderão sobre aspectos linguísticos da LIBRAS, como variações regionais e sociais, mudanças históricas, e a estrutura gramatical. Além disso, o curso oferece conselhos úteis para o aprendizado e uso da LIBRAS, abordando a formação de palavras, sinais icônicos e arbitrários, e diversas categorias de sinais, como família, cores, alimentos e animais. O material didático inclui o alfabeto manual, números, e vocabulário específico para a instituição, para facilitar o entendimento.
Os interessados já podem fazer as inscrições no site da EJUD. Para garantir o certificado, será necessário assinar a lista de presença e avaliar o evento após seu término. A Escola informa que custeará deslocamento e diárias para os participantes que forem lotados fora da capital, limitado a um servidor por Vara do Trabalho do interior.
Instrutora
Angelina Freitas é pedagoga e intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras, pós-graduada em Educação Especial e Educação Inclusiva, especialista em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e aprovada pelo Exame Nacional de Certificação de Proficiência em Língua Brasileira de Sinais da Universidade Federal de Santa Catarina (PROLIBRAS/UFSC). É professora e intérprete na Faculdade Pitágoras, no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Escola de Governo e Gestão Municipal de São Luís (EGGEM). Atua como intérprete da Associação dos Surdos do Maranhão (ASMA), com passagens por telejornais e debates eleitorais na TV Mirante em período de eleição e outros encontros.

Detalhes do Evento
Palestra: Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
Local: Auditório da Escola Judicial, 1º andar do prédio-sede do TRT-16.
Público-alvo: Servidores, servidoras, terceirizados e terceirizadas da capital e do interior que trabalham com atendimento ao público
Data: 21 e 22 de agosto, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 e 23 de agosto, das 8h às 12h
Carga horária: 20 horas

104 visualizações