EJUD 16 realiza palestra focada em promoção ao desempenho, realização e alcance de metas

segunda-feira, 17 de Setembro de 2018 - 9:37
Cláudia apontou caminhos para a conquista de metas
Servidores de várias unidades do TRT acompanharam as dicas da palestrante

Na manhã da última quinta-feira (13/9), a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (EJUD16), trouxe ao Auditório Professora Maria da Graça Jorge, a analista de perfil comportamental e master coach integral sistêmico, Claudia Infante, que abordou temas da psicologia positiva, neurociência e coaching, a fim de promover o desempenho, realização e alcance de metas ao corpo funcional desta instituição. Com o tema "Alta performance pessoal e profissional", a palestrante levantou questões complexas aos participantes, a apontou caminhos para gerenciar exitosamente estratégias, e alcançar metas de maneira eficaz.
A iniciativa da Escola Judicial visa estimular novas atitudes. Para isto, tem realizado, constantemente, eventos a fim de aprimorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho para magistrados, servidores, estagiários, terceirizados e até para o público externo. Cláudia Infante, palestrante conceituada e certificada pela Febracis (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico), apresentou seis passos para alta performance, com o propósito de dar continuidade às ações de treinamento propostas pela EJUD16. A master coach deu início ao evento trazendo referências do professor e PHD da Universidade de Harvard (Estados Unidos), Shaw Achor. "A felicidade gera o sucesso, não o contrário." Conforme explicou a palestrante, a afirmação de Shaw Achor é baseada em mais de 12 anos de pesquisas em psicologias positivas, em que foi constatado que o benefício da felicidade não está ligado apenas à busca do sucesso pessoal e profissional, e ainda, que manter o cérebro mais positivo, trará aumento no sucesso, e consequentemente, o trabalho se tornará mais positivo, prazeroso e compensador.
Segundo Claudia, Shaw Achor quebrou um parâmetro através de sua pesquisa, e concluiu que o equilíbrio entre os aspectos emocionais, pessoais e profissionais é a chave para o sucesso, e prosseguiu a palestra com dicas importantes. "Precisamos aprender a lidar com as dificuldades, o estresse e com as pressões rotineiras, fazendo uso da inteligência emocional. A falta de equilíbrio gera estresse, irritabilidade e vulnerabilidade a emoções negativas, e impacta diretamente na nossa vida social, tornando-se obstáculos em nossa performance." declarou a Coach, inspirada na pesquisa cientifica de Achor e em estudos da neurociência , salientando ainda, a importância de cultivar energias positivas para uma performance de excelência, aumento na autoconfiança, criatividade e produtividade. 
A forma como nos sentimos ou reagimos, na maioria das vezes é uma escolha individual, entretanto Cláudia ressaltou que também somos suscetíveis às influências advindas do contágio social, "as cinco pessoas com quem mais convivemos, são as que mais nos influenciam, e nós as influenciamos também, então vamos cultivar mais felicidade e otimismo. Ser inteligente emocional é saber fazer a pausa sagrada: parar, respirar, refletir, pensar e só depois reagir”, afirmou Claudia. Ela falou ainda da valia do autoconhecimento, e o reconhecimento do próprio valor, sobre como é essencial eliminar sentimentos tóxicos e praticar o perdão, e sobre a relevância de celebrar as próprias conquistas.
Por fim, a coach entregou a chave do sucesso, ao chegar no ponto do bom gerenciamento da vida pessoal, conciliando o tempo, família e planos. "Não devemos desperdiçar energias em vão, o equilíbrio é a chave do sucesso. Saber aonde se quer chegar é fundamental, manter o foco é indispensável.  Só assim, será possível estabelecer metas, com objetivos e finalidades, usufruindo de todo o nosso potencial, no controle das situações", finalizou.
Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante

 

5 visualizações