EJUD16 abraça campanha de prevenção ao suicídio e promove palestra para debater o assunto

terça-feira, 3 de Setembro de 2019 - 15:05

O início do mês de setembro traz consigo uma importante campanha de conscientização, o “Setembro Amarelo”. A campanha foi criada em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), e tem como base a prevenção do suicídio. Para debater o tema, a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (EJUD16) promove a palestra "Prevenção do Suicídio: precisamos falar sobre isso" no dia 11 deste mês, às 9h30, no Auditório da EJUD16, com a psicóloga Cristiane Castro da Silva Luna.
As inscrições já estão abertas no Portal da Escola Judicial até o próximo dia 10, data que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Para se inscrever, clique aqui.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos suicídios podem ser prevenidos, isto porque 80% das pessoas que cometem suicídio costumam dar um aviso que não é percebido. A partir deste dado, a EJUD16 busca debater o tema no evento que é dirigido a magistrados, servidores, estagiários, terceirizados, advogados e jurisdicionados. A proposta é estimular uma discussão que permita maior entendimento acerca do suicídio e da gravidade desse problema de saúde pública, que tem alcançado a marca de pelo menos 800 mil interrupções da vida ao ano no mundo, sendo uma morte a cada 40 segundos, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2018, Ministério da Saúde e CVV. 
Além disso, de 10 a 20 milhões de pessoas tentam suicídio a cada ano e, em 2016, foi a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo. 
Cristiane Castro, além de psicóloga clínica e do trabalho, é chefe do Centro de Assistência e Promoção Social da Polícia Militar do Maranhão. Entre as informações que serão compartilhadas pela psicóloga estão as que tratam dos sintomas, causas e formas de evitar o suicídio. O evento também abrirá espaço para que as pessoas se sintam à vontade para falar de experiências pessoais. Outras atividades para quebrarem o tabu do tema suicídio estão previstas para acontecer este mês no Regional. A agenda será oportunamente divulgada nos canais de comunicação oficiais do TRT-MA.
Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante.

11 visualizações