EJUD16 abre calendário de capacitação  com a palestra "Benefícios do Bom Humor para a Saúde e Qualidade de Vida"

quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018 - 9:55
Psicóloga Sandra Ory diz que sorrir só traz benefícios para a saúde
Trio da Comédia Pão Ovo fez a plateia dar boas gargalhadas

A Escola Judicial do Tribunal Regional da 16ª Região (EJUD16) abriu o calendário de capacitação de 2018 na terça-feira (16), no Auditório Juiz Ari Rocha,  com a realização da palestra "Benefícios do Bom Humor para a Saúde e Qualidade de Vida", que foi ministrada pela psicóloga Sandra Ory. Em seguida, houve a apresentação da comédia Pão com Ovo. O evento teve como objetivo debater a importância da saúde mental como forma de promoção do bem-estar e qualidade de vida de magistrados, servidores, estagiários e terceirizados, e ao mesmo tempo proporcionar momentos de alegria e descontração para começar bem o ano.
Na abertura do evento, a presidente do TRT-MA, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, enalteceu a importância da reflexão sobre o estado de alegria para a preservação da saúde física, mental e das relações interpessoais no ambiente de trabalho. "Os momentos de alegria aplacam eventuais desconfortos causados pelos acontecimentos indesejáveis a que todos nós estamos sujeitos, porque renovam o nosso bem-estar, revigoram a nossa alma e trazem certeza de que a felicidade é possível".
A diretora da EJUD16, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva,  afirmou que a palestra foi o primeiro evento do ano com foco na qualidade  de vida, e anunciou o próximo para 29 deste mês, que terá como tema "A importância do cuidado com a saúde mental", com a psicóloga Cristiane Castro. A palestra vai ser uma atividade alusiva  ao "Janeiro Branco", campanha voltada a colocar os temas de saúde mental em máxima evidência. 
Ela disse que a gestão atual da EJUD16 terá como missão garantir a capacitação e o aperfeiçoamento de todos os magistrados e servidores do TRT da 16ª Região, através da realização de cursos e palestras a serem promovidos durante o ano de 2018. "Muitos são os projetos da Escola Judicial para este ano", observou. Um deles é assegurar maior alcance de magistrados e servidores nas atividades formativas com a transmissão de cursos por webconferência.
A desembargadora Márcia também falou sobre o início de duas turmas de especialização em Direito e Processo do Trabalho, uma em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, e a outra com a Faculdade Santa Terezinha (CEST). Capacitações sobre a reforma trabalhista voltadas para assessores de desembargadores e juízes das varas da capital, bem como cursos e palestras específicos aos desembargadores, demais juízes da primeira instância,  além de vários outros eventos tanto para magistrados quanto para servidores.
Palestra - na palestra "Benefícios do Bom Humor para a Saúde e Qualidade de Vida", a psicóloga Sandra Ory ressaltou os benefícios que uma atitude bem humorada proporciona na vida pessoal e no ambiente corporativo. Segundo a psicóloga, o riso melhora o sistema imunológico, reduz hormônios do estresse e diminui a incidência da síndrome de Burnout, distúrbio psíquico muito comum por desencadear caráter depressivo e esgotamento físico devido ao acúmulo de estresse no trabalho. 
Além disso, o simples ato de rir estimula a inteligência, ativa a memória, reduz a sensibilidade à dor, os efeitos de depressão, reduz a ansiedade  e aumenta a flexibilidade cognitiva, libera endorfina que traz prazer e bem-estar aos indivíduos no combate à redução de infecções. Conforme a psicóloga, o riso tem efeito integrador dentro do ambiente corporativo, uma vez que pessoas engraçadas têm mais aceitação social.
Sandra Ory - psicóloga com 14 anos de prática clínica com formação em Terapia Cognitivo Comportamental (PUC-RS); especialista em Terapia Cognitiva da Infância e Adolescência - CTC Veda (SP); terapeuta com certificação europeia em Terapia Cognitivo Comportamental pelo DGERT (Portugal); pós-graduada em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá (RJ); dinamicista de Grupos NEAD-MA. É palestrante, facilitadora de grupos educativo-preventivos, oficinas terapêuticas, programas em Saúde Mental em empresas, instituições públicas e privadas.
"Pão com Ovo" - produção da Companhia de Teatro Santa Ignorância,  a comédia foi uma complementar da palestra, oportunizando à plateia dar boas risadas com as aventuras e estórias das amigas Clarisse, emergente interpretada por César Boaes; e Dijé, vivida por Adeílson Santos, moradora de bairro da periferia; e de Zé Maria (Charles Júnior), marido de Dijé. Em mais de uma hora de espetáculo, as personagens se revezam contando fatos e situações do seu cotidiano, com o uso de linguagem e trejeitos locais. Em cartaz há mais de 6 anos, com apresentações também em Portugal e em outros estados do país, a comédia tem texto de César Boaes e Adeílson Santos, e direção de César Boaes.

Redação: Nanajade Rinaldi (Estagiária de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante


 

12 visualizações