Ejud16 abre inscrições para curso sobre Competências Gerenciais
A Escola Judicial (Ejud) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) está com inscrições abertas, até 22 de fevereiro, para o curso “Desenvolvimento de Competências Gerenciais”, na modalidade educação a distância. Sob a coordenação da servidora da Ejud Rosely Belo Ribeiro Vieira, o curso é dirigido aos gestores de todas as unidades do TRT-MA e respectivos substitutos, conforme recomenda a Lei n.º 11.416/2006, e vai ocorrer no período de 23 de fevereiro a 23 de março deste ano. A atividade vai iniciar o calendário de Qualificação Profissional de Servidores (QAPS) da Ejud, que prevê treinamentos para a formação continuada do servidor, a fim de aprimorar habilidades, competências e conhecimentos já adquiridos.
Com carga horária de 30 horas, o treinamento vai ser feito em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que cedeu o conteúdo do curso. Segundo Rosely Vieira, a capacitação será desenvolvida no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do TRT-MA, disponível para acesso 24 horas por dia. Serão disponibilizadas quatro turmas, cada uma com 30 vagas. O treinamento vai ocorrer durante cinco semanas. A primeira semana vai ser para ambientação dos participantes. Nas segunda, terceira, quarta e quinta semanas vão ser ministrados os Módulo I (Liderança); Módulo II (Comunicação); Módulo III (Relacionamento interpessoal) e Módulo IV (Ferramentas Gerenciais). As inscrições para a capacitação podem ser feitas no portal da Escola Judicial, no site do TRT-MA. Clique aqui para acessar o ambiente das inscrições.
Na plataforma virtual, o aluno é acompanhado diariamente pelo tutor, que responde às dúvidas relativas ao conteúdo, apresenta temas para debates, participa de chats e constrói diálogos diversos. Além disso, o aluno pode participar dos fóruns de debates e dos chats, apresentando suas dúvidas ou comentários sobre os assuntos discutidos. Além de textos virtuais sobre o tema, o conteúdo do curso tem ainda bibliografia e sugestões de leituras complementares, com os respectivos links.
A avaliação do aluno é feita com base em suas participações nos fóruns, tarefas e por questões objetivas apresentados ao final de cada módulo e, ainda, por uma avaliação final. Para ser certificado, o aluno deve atingir aproveitamento médio igual ou superior a 70%.
Participar do treinamento proporcionará ao servidor conhecimento mais amplos sobre melhores práticas de liderança, que o permitirá exercer o processo gerencial de forma mais adequada, com maior capacidade de trabalho, decisão e com muito mais chances de liderar uma equipe de sucesso.
Tutoria - Rosely Vieira que também é responsável pelo Suporte e Monitoria Técnica do curso, será uma das tutoras, juntamente com as demais servidoras da Ejud Ana Lúcia Rocha, Anícia Ewerton e Cássia Furtado.
Calendário - a programação de capacitação da Escola Judicial prevê, ainda, em 2015, atividades de formação inicial e continuada para magistrados, bem como atividades relacionadas ao Ciclo de Aperfeiçoamento Eletivo (CAE) de servidores. Os treinamentos do CAE vão abordar temas gerais e que interessem, ao mesmo tempo, aos diversos setores do TRT-MA. Por isso, o primeiro evento vai ser a oficina “Ferramentas de Busca de Informação na Internet”, aberta a todos os servidores. Sob a coordenação da servidora Cássia Cordeiro Furtado, a oficina vai ser realizada em 25 de fevereiro, de 8 às 12h, na Ejud.