EJUD16 emitiu mais de 1.600 certificados para magistrados e servidores no ano passado, aponta relatório

segunda-feira, 10 de Janeiro de 2022 - 15:21
Redator (a)
Ana Karolina Brito
Revisor (a)
Suely Cavalcante

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Ejud16) emitiu 1.611 certificados de cursos, palestras, webinários, e outros eventos realizados em 2021. A informação consta no relatório anual de atividades da Ejud16. Conforme o relatório, os magistrados participaram de 290 capacitações individuais e os servidores de 1.321. 
Ainda de acordo com o relatório, em média, cada magistrado participou de 7,9 eventos de capacitação e cada servidor de 3,1. O documento também destacou a participação da sociedade em geral em alguns eventos realizados, tais como palestras e webinários abordando temas que promoveram uma reflexão sobre os impactos da pandemia, saúde mental, inclusão e igualdade de gênero. Entre as discussões, a palestra “Enfrentando as adversidades e reconstruindo a esperança” com o escritor, psicólogo e consultor do programa "Encontro com Fátima Bernardes", da Rede Globo, Rossandro Klinjey; e “Saúde Mental: adoecimento e prevenção” ministrada pela psicóloga Sandra Virgínia Ory Pinto Bandeira.
Devido à pandemia, as atividades da Ejud16 permaneceram no formato online. A Escola Judicial realizou treinamentos e cursos por meio de videogravação e utilizou plataformas online como o Google Meet e Zoom. Já as palestras e webinários foram transmitidos via canal da Ejud16 no YouTube e nas redes sociais. A partir do mês de novembro/2021, quando a situação sanitária local permitiu, algumas atividades retornaram em caráter presencial, com o público reduzido e buscando conciliar a segurança e capacitação dos magistrados e servidores.
No ano de 2021, a Ejud16 experimentou grandes desafios como a participação na correição do Tribunal Superior do Trabalho a distância; realização, integralmente na modalidade telepresencial, do Curso de Formação Inicial de Magistrados do TRT 16, da 16a Semana de Formação de Magistrados e da IX Semana de Servidores. Além disso, por motivo das restrições ocasionadas pela pandemia do coronavírus, as atividades do TRT na Escola tiveram apenas início com as reuniões preparatórias e a conclusão da capacitação dos educadores, na modalidade a distância. A conclusão do Programa acontecerá no início deste ano e o formato virtual e/ou híbrido do programa será mantido.
Dirigentes
No biênio 2020-2021, a Escola Judicial teve como diretora a desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo; e como vice-diretor o desembargador James Magno Araújo Farias. A coordenadora era a juíza do trabalho substituta Gabrielle Amado Boumann; e a secretária executiva a servidora Luana Cavalcante Salgado Maciel.
Destaques
Dentre os eventos promovidos, destacaram-se o Curso de Formação Inicial de Magistrados - módulo regional como um dos eventos de maior repercussão. O encerramento do curso contou com a palestra do psicólogo Rossandro Klinjey. A 16a Semana de Formação de Magistrados e a IX Semana de Servidores, ambas no formato telepresencial também foram destacadas.
Ações para 2022
Segundo o relatório, as atividades previstas para este ano estão em fase de planejamento. A Ejud16 segue com o mesmo propósito de proporcionar aos magistrados e servidores capacitação e aperfeiçoamento de excelência.

66 visualizações