Ejud16 inicia Curso Básico de Formação para Calculistas

segunda-feira, 4 de Maio de 2015 - 15:55
Redator (a)
Suely Cavalcante
Calculistas substitutos e novos servidores participam do treinamento
Jairo Vieira treina os servidores para exercerem a função de calculista

Ministrado pelo servidor Jairo Campelo Vieira, chefe da Seção de Pesquisa Patrimonial, o Curso Básico de Formação de Calculistas foi iniciado nesta segunda-feira, 4 de maio, e vai ser concluído na quarta (6). Nesta segunda e na terça-feira, as atividades ocorrem no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h; na quarta-feira, das 8h às 12h.

Realizado pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Ejud16), no Auditório Profª. Maria da Graça Jorge Martins, localizado no 1º andar do prédio-sede do Tribunal, o curso foi aberto pelo coordenador-geral da Ejud16, juiz Bruno Motejunas, e destaca-se por ser o primeiro treinamento transmitido em tempo real para varas do trabalho da jurisdição do Tribunal, permitindo a participação de servidores de VT’s do interior, por exemplo. A inovação está permitindo a participação de servidores da 1ª VT de Imperatriz e das Varas do Trabalho de Barreirinhas, Balsas e Barra do Corda.

O treinamento tem carga horária de 20 horas, reúne servidores substitutos de calculistas das varas do trabalho e novos servidores, e destina-se a fornecer informações básicas sobre a elaboração e execução de cálculos trabalhistas, assim como reciclar os conhecimentos já adquiridos pelos servidores substitutos e formar novos servidores para exercer a função.

São temas previstos na programação do curso “elementos necessários para o cálculo trabalhista”; “principais parcelas trabalhistas”, “atualização monetária e juros de mora”, “contribuições previdenciárias”, “descontos fiscais e custas judiciais”.

Curso Avançado para Calculistas – na tarde do dia 6 de maio, das 14h às 18h, e no dia 7 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 18h, a capacitação é voltada para os servidores que exercem a função de calculistas nas varas do trabalho, excetuando-se as varas que não dispõem de servidor habilitado para exercer a função e que necessite do treinamento integral para novo calculista, situação em que o servidor indicado para o curso básico deverá permanecer no módulo avançado. A iniciativa objetiva aperfeiçoar os conhecimentos dos servidores que atuam como calculistas nas VT’, dirimir e otimizar a utilização do sistema de cálculos e permitir o intercâmbio de experiências entre os servidores participantes.

11 visualizações