EJUD16 promove curso de formação de conciliadores na próxima semana

quarta-feira, 13 de Setembro de 2017 - 14:45
Redator (a)
Gisélia Castro

A Escola Judicial (EJUD16) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região vai realizar, no período de 18 a 22 de setembro deste ano, o Curso de Formação de Conciliadores para servidores que atuam no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc), unidade especializada em conciliação das Varas do Trabalho de São Luís. 
O curso será ministrado no Auditório da Escola Judicial, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, com carga horária de 40 horas. O projeto pedagógico segue o modelo de formação de conciliadores para os Centros Judiciários de Métodos Consensuais, conforme deliberação do Conselho das Escolas Judiciais Trabalhistas (Conematra). Pelas normas, cada conciliador tem que ter uma formação mínima de 100 horas/aula, sendo 40 horas teóricas e 60 horas práticas.
As sete Varas do Trabalho de São Luís indicaram três nomes, sendo uma vaga para o conciliador titular, outra para o substituto e uma terceira para servidor que ainda não teve nenhuma formação de conciliador. Foram também destinadas duas vagas para cada Vara do Trabalho de Imperatriz, tendo em vista a previsão de instalação de um Cejusc naquela cidade. Preenchidas as vagas destinadas aos servidores das VTs de São Luís e de Imperatriz, a Escola Judicial abriu inscrições para os demais servidores interessados no curso de formação de conciliadores. No total, estão previstas 40 vagas.
Programação - A abertura do Curso de Formação de Conciliação será feita pelo diretor da Escola Judicial, desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho. O presidente do TRT-MA, desembargador James Magno Araújo Farias, vai ministrar a primeira palestra com o tema Teoria dos conflitos intersubjetivos.  
A programação inclui palestras da coordenadora do Cejusc (TRT- 10ª Região), juíza Roberta de Melo Carvalho, da juíza Kathleen Mecchi Zarins Stamato (TRT 15ª Região), do juiz auxiliar da Presidência, Bruno de Carvalho Motejunas (TRT 16ª Região), da coordenadora do Cejusc (TRT- 16ª Região), juíza Carolina Burlamaqui, juíza Angelina Moreira de Sousa (TRT 16ª Região). Também ministrarão palestras os servidores Maurício Nunes e Nayra Jeíze Bezerra Santana (CTIC).
Suspensão audiências - Durante a semana de formação de conciliadores não haverá audiências no Cejusc. A suspensão da pauta de audiência está prevista na Portaria GP n.º 788/2017.

Veja a seguir a programação completa:
Dia 18 de setembro (segunda-feira)
08h - Credenciamento
08h15    Abertura - Desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, Diretor da Escola Judicial do TRT 16ª Região. 
08h30 - Palestra: Teoria dos conflitos intersubjetivos - James Magno Araújo Farias, Desembargador Presidente do TRT 16ª Região.
10h45 - Palestra: Métodos de Resolução Apropriada de Disputas  - Roberta de Melo Carvalho, Juíza Substituta do TRT 10ª Região, Coordenadora do CEJUSC/10. 
14h - Palestra: Políticas Públicas em Resolução Apropriadas de Disputas - Roberta de Melo Carvalho, Juíza Substituta do TRT 10ª Região, Coordenadora do CEJUSC/10

Dia 19 de setembro (terça-feira)
08h - Palestra:Ferramentas para provocação de mudanças  - Kathleen Mecchi Zarins Stamato, Juíza Substituta do Trabalho do TRT 15ª Região
14h - Palestra: Ferramentas para provocação de mudanças  - Kathleen Mecchi Zarins Stamato, Juíza Substituta do Trabalho do TRT 15ª Região
15h - Palestra: A Moderna Teoria do Conflito e Código de Ética do Conciliador e Mediador - Roberta de Melo Carvalho, Juíza Substituta do TRT 10ª Região, Coordenadora do CEJUSC/10

Dia 20 de setembro (quarta-feira)
08h - Palestra: Etapas da audiência e o papel conciliador sob a ótica da Teoria do Conflito.  Bruno de Carvalho Motejunas, Juiz Titular do Trabalho e Auxiliar da Presidência do TRT 16ª Região.  
14h - Palestra: Direito Processual do Trabalho - Noções básicas de importância na audiência - Carolina Burlamaqui, Juíza Substituta do TRT 16ª Região

Dia 21 de setembro (quinta-feira)
08h - Palestra: Direito do Trabalho - Noções básicas de importância na audiência - Angelina Moreira de Sousa Costa, Juíza Substituta do Trabalho do TRT 16ª Região.  
14h - Palestra: Redação da Ata - com ou sem acordo - Angelina Moreira de Sousa Costa, Juíza Substituta do Trabalho do TRT 16ª Região.  

Dia 22 de setembro (sexta-feira)
08h - Palestra: Noções de cálculo: quantificação das parcelas - Maurício Nunes, servidor do TRT 16ª Região
14h - Palestra: Sistema AUD em audiências de Conciliação - Nayra Jeíze Bezerra Santana, Analista Judiciário do TRT 16ª Região
18h - Encerramento
 

9 visualizações