EJud16 promove curso de Governança da Gestão de Pessoas

terça-feira, 1 de Outubro de 2019 - 11:20
Joel Azevedo ministrou o Curso de de Governança da Gestão de Pessoas e o encerramento presencial do Curso de Competências Gerenciais.
Turma do Curso de de Governança da Gestão de Pessoas.

A Escola Judicial (EJud16) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), por solicitação do Comitê Gestor Local de Gestão de Pessoas, realizou o Curso de Governança da Gestão de Pessoas no período de 24 a 26 de setembro. A iniciativa teve como objetivo desenvolver as competências gerenciais dos servidores ocupantes de cargos e funções comissionadas de natureza gerencial do TRT-MA. Durante a capacitação, foram usados exemplos e estudos de casos aplicados à realidade dos participantes.
Joel Solon Farias de Azevedo, profissional com 25 anos de experiência em auditoria, governança e gestão pública, e 12 anos de experiência no Poder Judiciário, atuando nas assessorias de gestão estratégica do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi o facilitador do treinamento. Joel apresentou uma visão clara, teórica e prática acerca da governança de gestão estratégica de pessoas. "Vamos aproveitar melhor esse corpo funcional, transformando-o em um modelo de gestão estratégica, de tal modo que, ao fim do processo, a gente simplifique e questione o feito, e eles possam otimizar seu tempo para produzir mais e, consequentemente, viver melhor", declarou.
O curso integra o modelo de gestão integrada, com objetivos e desafios negociados e estabelecidos como política nacional, com a coordenação e facilitação do CNJ. Ao mesmo tempo, visa ao cumprimento de metas de eficiência, eficácia e efetividade, traduzidas na necessidade de redução do tempo do processo e, consequentemente, também o seu custo, tendo como premissa a eliminação de atividades, proporcionada pelo processo eletrônico, para o período 2015-2020. 
Além do aprimoramento da gestão de pessoas e a melhoria da celeridade e produtividade na prestação jurisdicional, como condição de sustentabilidade e evolução da própria atividade judiciária, o plano de carreira dos servidores do Poder Judiciário da União prevê, na Lei 11.416, em seu Artigo 5º, a obrigatoriedade de participação em curso de desenvolvimento gerencial para todos os servidores designados para o exercício de cargo ou função comissionada de natureza gerencial.
Assim, a Escola Judicial do TRT-MA promoveu o Curso, ainda, visando ao alinhamento dos objetivos de resultado da gestão de pessoas com os objetivos estratégicos do Tribunal; à priorização e definição clara de objetivos e metas temporizados e quantificados para os anos de 2019 e 2020, bem como às ações necessárias ao alcance desses objetivos; os ganhos no médio e longo prazo com o aumento da eficácia da gestão de pessoas, em termos de contribuição para o alcance dos resultados do Tribunal; e na expectativa de melhoria dos resultados de gestão de pessoas, a ser medida na pesquisa de clima organizacional.
Com carga horária de 24 horas, o Curso será aproveitado para o Adicional de Qualificação dos participantes.
Ensino à Distância
No intuito de atingir os mesmos objetivos do Curso de Governança da Gestão de Pessoas, a Escola Judicial também realizou, anteriormente, a pedido do Comitê Gestor Local de Gestão de Pessoas, o Curso de Competências Gerenciais. A capacitação aconteceu no período de 26 de agosto a 20 de setembro, na modalidade de Ensino à Distância (EaD). O encerramento se deu no dia 27/9, em encontro presencial também conduzido por Joel Solon Farias de Azevedo. Da ocasião, participaram magistrados e servidores membros do Comitê, bem como servidores de diversas unidades institucionais indicadas pelo Comitê.

Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo).
Responsável: Rosemary Araujo.

 

49 visualizações