EJud16 realiza Culminância do Programa TRT na Escola no dia 6 de dezembro
A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA) realizará o encerramento das atividades do Programa TRT na Escola, no dia 6 de dezembro (sexta-feira). A culminância está prevista para iniciar às 9h, no auditório Juiz Ari Rocha, localizado no prédio-sede do TRT-16. Cerca de 100 alunos e alunas das seis escolas participantes estarão presentes.
Durante o encerramento, serão realizadas apresentações de produções culturais promovidas pelas escolas, que serão desenvolvidas por meio da arte, música, poesia, danças, peças e jograis. Além disso, serão feitas homenagens e entregas de placas de participação aos colaboradores e participantes do programa.
O momento marca a finalização das atividades, destacando os estudantes como protagonistas das apresentações, rompendo as barreiras culturais e sociais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente. A ideia é fomentar o debate sobre questões relacionadas ao mundo do trabalho e promover maior aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade.
Balanço de resultados
Com um total de 670 alunos participantes com idade entre 6 a 18 anos, a edição deste ano contou com a participação das instituições: IEMA Rio Anil, IEMA Itaqui-Bacanga, IEMA Gonçalves Dias, Centro de Ensino Viriato Correa, Unidade de Ensino Básico Rosário Nina e a Unidade de Ensino Básico Sofia Silva. Também foi registrado o número de 172 alunos que visitaram o Fórum Astolfo Serra.
Também foram capacitados um total de 18 professores e entregues 640 cartilhas nas escolas. Sete juízes e juízas participaram das atividades, entre eles Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos (visita à escola), Carolina Burlamaqui Carvalho (recepção dos alunos no Fórum), Inaldo André Terças Santos (visita à escola), Tália Barcelos Hortegal Braga (recepção dos alunos no Fórum), Noelia Maria Cavalcanti Martins e Rocha (recepção dos alunos no fórum), Joanna D’arck Sanches da Silva Ribeiro (recepção dos alunos no fórum), Márcia Suely Corrêa Moraes Bacelar (recepção dos alunos no fórum), bem como sete servidores e servidoras estiveram envolvidos.
Parceiros
O TRT na Escola conta com a colaboração do Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho no Maranhão (Cemoc), Centro Judiciário de Solução de Métodos Consensuais e Solução de Disputas da Justiça do Trabalho (Cejusc-JT) de São Luís, Arquivo Geral da Justiça do Trabalho no Maranhão e o Setor de Biblioteca e Gestão Documental. As unidades recepciona estudantes, professoras, professores, gestoras e gestores durante visitas guiadas no Fórum Astolfo Serra.
Programa TRT na Escola
O TRT na Escola é desenvolvido pela Ejud16 em parceria com a Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região (Amatra XVI), por meio do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). O programa é composto por várias ações, que integram magistradas, magistrados, corpo funcional do TRT-16, estudantes, professoras, professores, gestoras e gestores das escolas.
Trata-se de programa voluntário e está alinhado com os objetivos do Planejamento Estratégico do TRT da 16ª Região, expressando o compromisso institucional com a responsabilidade social e promoção da cidadania.
EJud16
A Escola Judicial tem como diretora a desembargadora Solange Cristina Passos de Castro. A coordenadora é a juíza do Trabalho substituta Carolina Burlamaqui Carvalho.