EJUD16 realiza curso sobre gestão participativa para juízes titulares e diretores de secretaria de VTs
A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (EJUD16) vai realizar, nos dias 14 e 15 de março deste ano, no horário das 8h às 12h e de 13h30 às 17h30, no Auditório Professora Maria da Graça Jorge Martins, no prédio-sede do TRT, o curso “Gestão Participativa: construindo novos cenários”, dirigido aos juízes do trabalho titulares ou juízes substitutos no exercício da titularidade de varas trabalhistas do TRT-MA, e aos respectivos diretores de secretaria. O diretor da EJUD16, desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, ressaltou o ineditismo do curso que reúne juízes e diretores de secretaria em atividades teóricas e práticas, para juntos aprimorarem suas habilidades por meio da gestão participativa.
Ministrada pelo juiz do trabalho aposentado Carlos Alberto Zogbi Lontra, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), a capacitação tem como objetivo principal integrar juiz e diretor de secretaria como líderes de equipe, fortalecendo o espírito de equipe e a cooperação; com o desenvolvimento das competências gerenciais, e de ferramentas como comunicação, feedback e administração de conflitos; além de focar no planejamento participativo, a fim de otimizar resultados e alcançar os objetivos estratégicos da instituição, com a consequente melhoria de qualidade de vida.
No primeiro dia, o curso será destinado aos diretores de secretaria, quando serão tratados os temas "cultura e competências organizacionais" e "liderança: habilidades e estilos". No dia 15, a capacitação vai reunir magistrados e diretores de secretarias para a continuação das atividades relacionadas aos temas, bem como para tratar das ferramentas comunicação, feedback, gestão de conflitos, além do tema central que é a gestão participativa.
Curso - no formato do workshop, o curso foi desenvolvido pelo Juiz do trabalho Carlos Alberto Zogbi Lontra e pela psicóloga Daniela Régio Lontra, em atendimento à demanda feita pela Escola Judicial do TRT da 15ª Região (Campinas), e por sua consultora pedagógica, doutora em Educação Acácia Kuenzer. Durante o treinamento, serão realizadas dinâmicas individuais e em grupo, sempre articuladas com a teoria. No final, haverá a elaboração de planos de ação. O workshop foi realizado pela EJUD 15, entre maio e dezembro de 2016, para contemplar todos os juízes titulares e diretores de secretaria em São José do Rio Preto, Presidente Prudente, São José dos Campos, Sorocaba, Bauru, Ribeirão Preto (duas turmas) e Campinas (três turmas). Também já foi realizado em Teresina, para o TRT 22 (Piauí), e em Goiânia, para o TRT 18 (Goiás).
Palestrante - graduado em Direito pela UNIRITTER de Porto Alegre, o juiz aposentado Carlos Alberto Lontra tem especialização em Direito do Trabalho pela Facultad de Derecho da Universidad de la República del Uruguay, pós-graduação em Administração de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Foi juiz Auxiliar de Conciliação do TRT 4 de 2007 a 2015; coordenador acadêmico da Escola Judicial do TRT 4 de 2009 a 2013; e presidente do CONEMATRA (Conselho Nacional das Escolas da Magistratura do Trabalho) de 2011 a 2013.