Eleitos os novos dirigentes do TRT-MA para o Biênio 2016-2017

quarta-feira, 14 de Outubro de 2015 - 18:06
Redator (a)
Rosemary Araujo
Dirigentes eleitos para o Biênio 2016-2017 do TRT-MA: Desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro (vice-presidente e corregedora) e desembargador James Magno Araújo Farias (presidente).
Tribunal Pleno.

Em Sessão Administrativa, na manhã desta quarta-feira (14/10), no Plenário do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), foram eleitos os novos dirigentes da instituição para o Biênio 2016-2017. Por aclamação, o Tribunal Pleno elegeu os novos administradores, que tomarão posse e entrarão em exercício em dezembro deste ano.
Foi eleito presidente o desembargador James Magno Araújo Farias, que, atualmente, responde pela Vice-presidência e Corregedoria do Tribunal. A desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, atual ouvidora substituta, foi eleita para assumir os cargos de vice-presidente e corregedora.
Na ocasião, também foi eleita a desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo como ouvidora substituta, por renúncia da desembargadora Solange Castro Cordeiro. E foi indicado o juiz Paulo Fernando da Silva Santos Júnior, da 5ª Vara do Trabalho de São Luís, para substituir o juiz Bruno de Carvalho Motejunas na coordenação acadêmica da Escola Judicial do Tribunal (EJud16), durante a próxima gestão.
“Parabenizo os dois colegas eleitos, desejando-lhes boa sorte e que Deus os ilumine. Comprometo-me em ajudá-los no que for possível, no que for necessário. Contem comigo, pois o que eu quero é o bem do Tribunal. Com certeza, nosso Tribunal será muito bem administrado no Biênio 2016-2017”, felicitou o presidente do TRT-MA, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior.
A desembargadora Solange Castro Cordeiro agradeceu os desejos de sucesso à nova gestão, manifestados nas saudações: “Por certo, será um desafio. Mas, tendo à frente o nosso grande companheiro, colega e amigo, desembargador James Magno, tenho a absoluta certeza de que a sua administração, Excelência, será um sucesso. Eu me vejo há 19 meses no Tribunal e vejo como o tempo passa rápido, assim como os homens também passam. E o que fica é o resultado das suas ações. Se más, deixam um rastro de destruição; se boas, frutificam, florescem, ajudam, colaboram, constroem. Eu tenho certeza de que assim será a administração do presidente James, uma administração pautada na prática de boas ações. E Vossa Excelência poderá contar comigo incondicionalmente no exercício da administração do nosso Tribunal. Coloco-me à disposição de todos, 1º e 2º graus, para contribuir naquilo que a nossa Corregedoria pode ser útil e poderá servir.”
O presidente recém-eleito, desembargador James Magno, relembrou importantes momentos de sua carreira no Tribunal, desde quando era juiz substituto até chegar ao desafio da Corregedoria, na atual gestão do desembargador Luiz Cosmo: “Presidente Luiz Cosmo, eu gostaria de agradecer os votos de confiança nesta eleição carregada de simbolismos, por aclamação, que nada mais é do que um ato de união, um ato que demonstra como o Tribunal é sereno e consegue resolver tantas pendências de forma tranquila. Há uma continuidade no Tribunal e eu sucederei a todos que vieram antes de mim e que deixaram um legado. Mas eu registro o empenho de Vossa Excelência no crescimento deste Tribunal, que deixa votada, no TST, a criação de 15 novas Varas do Trabalho para o Estado do Maranhão, e 120 cargos de servidores, o que elevará o Tribunal ao patamar de tribunal médio, com 38 varas, deixando-nos à frente de todos os outros tribunais com o número atual de oito desembargadores. Registro o empenho de Vossa Excelência na criação do novo cargo de desembargador, já aprovado no Conselho Nacional de Justiça e agora também no Congresso Nacional, aumentando para nove desembargadores, e já com a semente plantada, deixando para mim o legado de ir atrás do décimo cargo de desembargador, para o qual nós já conseguimos parecer favorável no Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Acompanhei seu trabalho incansável no Colégio de Presidentes e Corregedores. É um trabalho que não acabou; vai continuar comigo.”
James Magno também confirmou seu apoio à recém-eleita corregedora. “Com a desembargadora Solange, a Corregedoria vai continuar o trabalho de mapeamento da realidade, de tentar entender a complexidade da relação jurisdicional. A Vice-Presidência e a Corregedoria do Tribunal estarão em ótimas mãos com a desembargadora Solange, a quem já empenho, de minha parte, o apoio necessário para que tenha êxito na condução desse trabalho.”
E finalizou: “Faço registro especial à minha amada esposa, a quem o Tribunal tanto me tira. Mas tenho certeza de que ela entende que essas ausências são pontuais e sei que, nas mãos dela, os nossos filhos estão muito bem cuidados. Eu devoto muito amor a este Tribunal. Nós temos aqui mil pessoas, entre magistrados, servidores, terceirizados, estagiários, e é para essas mil pessoas que eu vou me dedicar. É para elas que eu vou fazer o meu melhor, com ética, com transparência, com muito trabalho, com muita atenção, com muita tranquilidade, como é do meu feitio. Agradeço profundamente este voto de confiança que todos me dão neste momento.”
Saudações
“Em toda eleição há uma renovação e, por isso, renovam-se as esperanças, pois todos acreditam no espírito empreendedor, conciliador e agregador do desembargador James. Com a desembargadora Solange ao seu lado, certamente, terão a colaboração dos seus pares. Desejo que sua administração seja de êxito e eleve cada vez mais o nome do nosso Tribunal perante a sociedade. Rogo a Deus que sejam muito felizes nos cargos que assumem.” – Desembargador Américo Bedê Freire, decano do TRT-MA.
“As informações que temos do desembargador James são sempre as melhores. A mostra do seu efetivo talento já foi dada nos cargos que já ocupou neste Tribunal, como corregedor, como diretor da Escola Judicial, como líder que ele tem sido. Parabenizo Vossa Excelência e a desembargadora Solange, pois tenho plena convicção que elevarão cada vez mais o conceito deste Tribunal.” – Desembargador José Evandro de Souza, vice-diretor da Escola Judicial.
“O desembargador James assume esse cargo com um grande desafio pela frente, pois hoje estamos diante de uma crise no nosso país, crise institucional, política, financeira, administrativa, de toda ordem. Então, Vossa Excelência já tem noção do que pode encontrar. Mas seu espírito conciliador invejável saberá administrar este Tribunal, e terá a colaboração de todos nós, como ex-dirigentes, sempre abertos ao diálogo. Desembargador James e desembargadora Solange, recebam todo o meu apoio.” – Desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, diretor da Escola Judicial.
“Eu poderia passar a manhã inteira falando das qualidades dos meus colegas hoje eleitos, mas quero apenas registrar a minha admiração, o meu apoio. Sei que sua tarefa será difícil, árdua, complexa, mas me comprometo a ter a boa intenção de estar ao lado de vocês nessa caminhada, como amiga, companheira de jornada. Meu compromisso é de solidariedade e oração diária, para que a tarefa de vocês seja iluminada por Deus. Que sua jornada seja suave e segura pela mão de Deus.” – Desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo.
“Associando-me às manifestações anteriores, eu anoto com grande júbilo e alegria a minha satisfação pela eleição, por aclamação, o que demonstra a maturidade e a harmonia do Tribunal, da nova administração do Egrégio TRT da 16ª Região dos próximos dois anos, nas pessoas dos ilustres e eminentes desembargadores James Magno, presidente, e Solange Cristina, vice-presidente e corregedora. E desejo-lhes, com sinceridade, muito sucesso e prosperidade, paz e bem.” – Juiz convocado Francisco José de Carvalho Neto.
“Eu saúdo, em nome de todos os magistrados do Tribunal, os desembargadores eleitos para a nova gestão. Tenho certeza de que todos os magistrados depositam em Vossas Excelências uma grande esperança de dias cada vez melhores. Na Presidência, temos certeza de que o desembargador James preenche todos os requisitos para o exercício do cargo, pois seu perfil diplomático e pacificador será muito adequado para o seu desempenho. Em relação à Corregedoria, nós temos certeza de que a desembargadora Solange, até porque chegou recentemente ao Tribunal, ainda traz nas veias o calor da magistratura de 1º grau, ela compreende as dificuldades por que passam os juízes. Temos a certeza também de que ela será um farol orientador da atuação de juízes e servidores. Boa sorte!” – Juiz Fernando Luiz Duarte Barboza, presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região (AMATRA XVI).
“Presidente Luiz Cosmo, eu não poderia iniciar esta breve saudação sem fazer uma justa homenagem a Vossa Excelência. Tenha certeza de que a sociedade maranhense reconhece o valoroso trabalho prestado em prol do engrandecimento da Justiça do Trabalho, um trabalho marcado por um elevado espírito público. Vossa Excelência é merecedor de todas as homenagens e encômios. Aos novos administradores, desembargador James e desembargadora Solange, o Ministério Público augura a Vossas Excelências que sejam abençoados com as chamadas virtudes cardeais: a sabedoria dos filósofos, a coragem dos guerreiros, a temperança dos operários e a justiça, que é sede de todos os homens. Essas qualidades, decantadas desde Platão, caracterizam os verdadeiros homens e mulheres públicos. O Ministério Público lhes deseja uma excelente administração.” – Procurador Maurício Pessoa Lima, representante do Ministério Público do Trabalho do Maranhão (MPT-MA).
Posse
Os dirigentes recém-eleitos tomarão posse em solenidade festiva, no Plenário do TRT-MA, no dia 18 de dezembro de 2015, e entrarão em exercício de imediato nos seus respectivos cargos, a partir da posse.

Veja mais fotos abaixo:

 

36 visualizações