Empossado novo juiz do trabalho substituto
O desembargador Alcebíades Tavares Dantas, no exercício da presidência do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), empossou nesta segunda-feira (30) o juiz do trabalho substituto Vinícius Hespanhol Portella. O magistrado ocupa vaga decorrente de permuta com a juíza Renata Carolina Carbone Stamponi para o TRT da 23ª Região (Mato Grosso), conforme Portaria GP nº 684/2012.
Durante a cerimônia de posse, o presidente em exercício deu as boas vindas ao juiz e desejou sucesso em sua nova jornada. Também destacou que equilíbrio e prudência são necessários para o exercício da magistratura e disse que, assim como Vinícius Hespanhol, o desembargador também veio de outro estado (Ceará) exercer a magistratura no Maranhão. “Aprendi a amar essa terra; a ver seus defeitos e virtudes; a admirar sua riqueza cultural”, acrescentou Alcebíades Dantas que já recebeu o título de Cidadão Maranhense, outorgado pela Assembléia Legislativa do Estado.
Vinícius Hespanhol Portella nasceu no Rio Grande do Sul e desde maio deste ano exercia o cargo de juiz do trabalho substituto no TRT do Mato Grosso, permutando para o TRT-MA com a juíza Renata Carolina Carbone. O magistrado será juiz substituto da Vara do Trabalho de Balsas, no sul do Maranhão.
Em outubro, junto com os demais juízes empossados em maio deste ano pelo TRT-MA, Vinícius Hespanhol participará do Curso de Formação na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enamat), em Brasília. Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, até ingressar na magistratura trabalhista este ano ele atuava como advogado.
Vinícius Hespanhol disse que já veio outras quatro vezes ao Maranhão e que gostou muito do estado.